Weber Haus, Gin Orgânico

A história da família Weber Haus no Brasil começou em 1824, ano em que migrou da região de Hunsrück, na Alemanha, para Ivoti, Sul do país. Em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar e seguindo tradições históricas, teve início a elaboração da cachaça para consumo próprio. Um século depois, a destilaria foi construída — um engenho movimentado por quatro mulas. De geração em geração, a busca pela inovação, qualidade e pureza fizeram com que a família aprimorasse seu know how e a sua destilaria com os mais modernos processos produtivos. Em 2001, entrou em operação a marca Weber Haus. A partir de 2004, a empresa iniciou a venda para além do mercado regional, e, já em 2006, a primeira exportação. Quem conta essa história é Evandro Weber, diretor.

 

A empresa possui uma vasta linha de bebidas orgânicas e envelhecidas, que compõem o seu rol de cachaças Premium e Extra Premium, além de licores e da linha de coquetéis Lundu, sucesso no mercado norte-americano. Em 2014, adquiriu a marca Velho Pescador, uma das mais tradicionais cachaças de alambique do Rio Grande do Sul, junto com os demais rótulos da legendária Fazenda Maribo, de Osório/RS. Entre elas, destacam-se as cachaças 30 Luas e Santa Martha (Prata e Envelhecida em Grapia), esta última produzida pela primeira destilaria e cachaçaria do Sul do país, de 1928, com o mesmo nome.

 

Produtos no Mercado Público

Toda a linha Weber Haus está disponível no Mercado Público. As mais procuradas são Weber Haus Extra Premium 6 Anos, Weber Haus Amburana, Weber Haus 7 Madeiras e Weber Haus Bálsamo. O produto ícone da empresa é a Cachaça Extra Premium 12 Anos — Lote 48, com grande procura no Mercado Público. A bebida, que passou por 12 anos de envelhecimento — seis em madeira de bálsamo e seis em carvalho francês —, teve seu blend escolhido por um time de 20 especialistas. No mercado, a Lote 48 pode chegar a um preço de quase R$ 2,7 mil. A garrafa 0001 será leiloada, enquanto a de número 2000 ficará em exposição no nosso acervo.

 

O gin orgânico

Trata-se de um gin orgânico genuinamente brasileiro com infusão única no mundo. Um trabalho de dois anos que resultou em uma requintada mistura de botânicos, guardada em uma garrafa com design, elaborada artesanalmente. O novo produto pode ser encontrado em duas versões:  London Dry Gin WH 48 (Lote Especial Amburana) e Dry Gin WH 48 Orgânico. Macerados com ingredientes frescos e locais, os gins WH trazem elementos nacionais a uma bebida global. Com aromas e sabores distintos, o novo gin vem com uma infusão de erva-mate gaúcha, espécie Ilex paraguariensis, que proporciona leve amargor, e gengibre nativo do próprio Lote 48 (lote em que se estabeleceu a família Weber quando chegou da Alemanha em Ivoti) para dar um toque picante. O aroma fresco fica por conta das folhas de cana-de-açúcar, também cultivadas pela agroindústria da família Weber.

 

Diferencial dos produtos

Com uma produção anual de 255 mil L/ano, a destilaria está sempre apostando em bebidas de excelência para conquistar os mercados nacional e internacional. Detentora de mais de 100 premiações ao redor do mundo, a Weber está sempre em busca de novos blends e a sua produção é estritamente artesanal.  Conhecidas como cachaças de alambique, elas se diferenciam das industriais por uma série de fatores, a começar pela matéria-prima 100% orgânica, pois a cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxico. A destilação acontece em alambiques de cobre de 600 L de capacidade, com a eliminação das chamadas “cabeça e cauda” da bebida, que são, respectivamente, a primeira e a última parte a saírem, com altas concentrações de álcool e que representam 20% do total destilado. Em território nacional, a Weber Haus atua em 23 estados, além do Distrito Federal, com destaque para os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

COMENTÁRIOS