VII Campeonato Brasileiro de Barista etapa RS e SC

Míriam, gerente do Café do Mercado, ficou em 2º lugar no campeonato

Entre os dias 5 e 7 de outubro aconteceu o VII Campeonato Brasileiro de Barista – Etapa Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. O evento reuniu dezessete competidores e o vencedor da etapa foi Diego Buchfink, barista do Press Café. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente com Mirian Soares Masui, da Café do Mercado e Débora Oliveira, da Hamorim.

Durante os três dias de apresentações, os concorrentes tiveram 15 minutos para preparar quatro expressos, quatro cappuccinos e quatro drinks de assinatura própria. A competição, organizada pela ACBB – Associação do Campeonato Brasileiro de Barista e realização local Café do Mercado, segue as regras estabelecidas pelo WBC – World Barista Championship.

As avaliações ficaram por conta de quatro jurados sensoriais e dois técnicos coordenados pela juíza principal, Geórgia Franco de Souza, da Lucca Cafés Especiais, de Curitiba. Fizeram também parte do júri outros grandes nomes do café nacional e integrantes da Associação Campeonato Brasileiro de Barista, ACBB, como Marco Suplicy, da Suplicy Cafés Especiais, Gelma Franco, da Il Barista, Cléia Junqueira, da Capheteria, e Leonardo Pasquali, da Libermac, todos de São Paulo. Além disso, alguns nomes da gastronomia e imprensa local também estiveram presentes:  Alvin Chu, da Di Argento, Carlos Pires de Miranda, jornalista, Maria Amélia Flores, enóloga e jornalista e Juliano Ferreira, do SONAE.

Neste ano a classificação para a final teve um empate entre o 6º e 7º lugares e por isso teve a apresentação de sete baristas. Dos sete finalistas, seis se classificaram para a etapa nacional, que acontece no mês de dezembro em São Paulo, capital.

COMENTÁRIOS