“Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade”, Jacob Klatzkin

 

Banca da Cultura

“Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade”, Jacob Klatzkin

Artimanhas de Scapino

    Peça teatral que está em cartaz com apresentações neste fim de mês e 1º de julho, Artimanhas de Scapino, com direção de Margarida Leoni Peixoto traz aos palcos esta comédia de Molière, conhecido por suas sátiras aos costumes. Com montagem do grupo Teatro ao Quadrado, a encenação está no Theatro São Pedro e traz o ator Marcelo Adams no papel-título.

Docemente Pornográficos

    Com dramaturgia inspirada em textos de Chordelos de Laclos, Heiner Müller, Caio Fernando Abreu, Nelson Rodrigues e Carlos Drummond de Andrade e direção de Leandro Ribeiro, a Cia. Gatos e Sapatos apresenta o espetáculo até 1º de julho, no Teatro de Câmara. As apresentações são sextas, sábados e domingos. O espetáculo se propõe a resgatar a sedução e o romantismo  perdido nas relações amorosas nestes tempos de internet. E apresenta a sensualidade do tango como proposta de trabalho corporal.

Studio Clio – Ciclo de Leitura e Análise do Cinema

    A partir da análise dos roteiros de filmes expressivos da cinematografia mundial, serão desvendados neste curso os mecanismos dramatúrgicos e os recursos narrativos principais. A seleção inclui diretores como Billy Wilder, Quentin Tarantino, Roman Polanski e Woody Allen, contemplando 60 anos de produção cinematográfica. Filmes: “Crespúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder (1951), “Chinatown”, de Polanski (1974), “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino (1995) e “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen. O curso será conduzido pelo dramaturgo e roteirista João Luís Martínez. Dias: 4, 11 e 25 de julho e 1º de agosto. Valores: R$ 396 (público em geral) e R$ 356 (professores e estudantes).

Vem aí o 7º Festival de Inverno

    Com muitos shows, cursos, palestras, oficinas, dança e exposição, o próximo Festival de Inverno, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura vai agitar a vida cultural da cidade no mês de julho. Algumas das atrações musicais: Papas da Língua, Nei Matogrosso, Tonho Crocco, Richard Serraria, Bebeto Alves e Caubi Peixoto. O Festival vai acontecer de 23 a 29 de julho. Na próxima coluna toda a programação.

Leituras no Mercado Público

    De 2 a 7 de julho o Clube dos Editores do Rio Grande do Sul está promovendo esta realização que visa difundir a leitura entre o público frequentador do Mercado. A programação inclui Oficinas de Mediação de Leitura, livros com descontos especiais, apresentações gratuitas abertas ao público com atividades da 9 da manhã às 18 horas para todas as idades.

Sonora Brasil – Circuito 2011/2012

    Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, é um belo projeto do Serviço Social do Comércio, SESC, que busca difundir o trabalho artístico-musical não comercial de todo o Brasil. São 420 concertos em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.  Em 14 anos de existência o projeto mostra, principalmente, a grande diversidade da música produzida em todo o país. Um dos destaques, que estará se apresentando no teatro do SESC de Porto Alegre é o grupo Caixeiras do Divino, do Maranhão, formado por senhoras devotas que tocam nos rituais da Festa do Divino Espírito Santo daquele estado. A apresentação será no dia 20 de agosto às 20 horas. Antes disso, em 04 de julho estará se apresentando o Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro, de música sacra.

COMENTÁRIOS