Uma cidade para viver, produzir e sonhar

Uma cidade se define por fatores humanos e naturais. Você reconhece assim a sua cidade? Porto Alegre é, ao mesmo tempo, palco e plateia da nossa história comum.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

NOSSA PORTO ALEGRE, por Jorge Ghiorzi, gerente de Projetos Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

O que é uma cidade? Podemos dizer que é um espaço geográfico ocupado por populações humanas, regidos por normas sociais, leis jurídicas e estatutos legais. Mas o que define, em essência, “o que é realmente uma cidade”?

Para esta resposta precisamos agregar novos elementos. Inicialmente devemos considerar o povo que nela habita, suas diversificadas origens e características sociais. Some-se a isso aspectos topográficos, climáticos e geológicos que definem o espaço territorial. Uma cidade, portanto, define-se essencialmente por dois fatores: o humano e o natural. Se a primeira variável é uma construção social, a segunda é uma circunstância pré-determinada pelo meio ambiente.

Uma cidade, por exemplo, pode ser brindada pela natureza com um belíssimo pôr do sol. Ela pode, talvez, contar com um lago que banha as franjas de sua orla. O clima pode ser frio, temperado ou quente. Por vezes num mesmo dia. As ruas podem ser generosamente arborizadas, seja por destino da natureza, seja por vocação de seus habitantes. E sua gente? Pense em uma população que preserva tradições, mas não deixa de olhar para as possibilidades da renovação, da inovação e os novos tempos.

Uma gente que toma chimarrão na praça, anda de bicicleta no asfalto, abraça os visitantes com hospitalidade, pensa no futuro e almeja em essência o bem-estar da coletividade. Um povo com arraigadas paixões clubísticas, apego à cultura, criativo, engajado e comprometido com seu meio ambiente.

Algo pareceu familiar? Esta é a nossa Porto Alegre. A capital gaúcha será a grande e principal “personagem” deste espaço que hoje iniciamos no Jornal do Mercado. A coluna “Nossa Porto Alegre”, assinada pela equipe do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), estará aqui, todos os meses, comentando e analisando os mais diversos temas da cidade nos âmbitos do turismo, dos eventos, da economia e da gestão pública, sempre sob a ótica do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico e social da “Nossa Porto Alegre”.

COMENTÁRIOS