Turismo no Mercado: uma atração à parte

Finalmente o Mercado Público ganhou a devida atenção do turismo municipal. A sua inauguração não poderia ser em um momento mais especial: no Dia do Turismo (26 de setembro) e na semana em que foi aprovado na Câmara Municipal dos Vereadores o projeto de lei instituindo a Secretaria Municipal de Turismo. O espaço, com um projeto moderno e com um design interno arrojado, ocupa um ponto nobre no Mercado, mais exatamente na esquina do Largo Glenio Peres com a Avenida Borges de Medeiros. São 38 metros quadrados, com cinco portas de acesso, adesivadas com belís­simas imagens turísticas da cidade. Internamente o espaço conta com áreas de atendimento ao público e para reuniões internas, além de um mezanino para pesquisas dos orientadores turísticos da equipe.

 

SAT do Mercado, fruto de boas parcerias

O SAT do Mercado Público será um ponto de promoção e exposição do artesanato gaúcho, através da COOPARIGS, Mão Gaúcha e do Armazém Gaúcho do Artesão e da indústria moveleira do Litoral Norte, que colaboraram com o projeto, produzindo os móveis em parceria articulada pelo SEBRAE/RS. A montagem do espaço contou também com o apoio das secretarias municipais de Obras e Viação e da Produção, Indústria e Comércio, da Pro­cempa, da Associação dos Permissionários do Mercado Público, da Associação dos Criadores de Suínos do RS (que viabilizou a adesivagem das portas) e da Display Card, responsável pelo ótimo mapa da cidade fixado no espaço. Como afirmou Ângela Baldino, Secretária Municipal do Turismo, na solenidade de inauguração do novo espaço “Esta mudança marca a nossa participação na revitalização do Centro Histórico, significando um grande salto, com este espaço muito qualificado.”

SATs: crescimento no atendimento

No início de 2005 existiam cinco unidades do Serviço de Atenção ao Turista. A partir de então foram criados mais quatro SATs (shoppings Tottal, Moinhos, Bourbon e Praia de Belas), ampliando o número de pessoas atendidas de 80.182 em 2005 para 203.552 mil pessoas em 2006. Responsável por 16% desses atendimentos no ano passado, o SAT Mercado Público foi referência em informações para 19.670 pessoas, de janeiro a agosto deste ano, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2006. Desde a sua instalação no Mercado, em 1998, até hoje a unidade vinha funcionando em um precário quiosque na área interna do Mercado. O novo ponto e o novo espaço vão representar, certamente, um incremento e um novo olhar sobre o turismo no Mercado Público.

COMENTÁRIOS