Tudo para um camarão e pescados saudáveis

Vigilância

 

Tudo para um camarão e pescados saudáveis

 

É sabido que com frutos do mar os cuidados são redobrados. Por isto as peixarias do Mercado Público contam, a partir deste ano, com a presença de um médico veterinário para acompanhar todo o processo, inspecionando todas as fases, da chegada à saída dos pescados.

A partir de agora as peixarias do Mercado contam com a presença do médico veterinário André Fonseca para cuidar da vigilância sanitária dos seus produtos. O trabalho consiste em uma inspeção diária e orientação para os funcionários. “É um projeto consistente para melhorar a imagem das peixarias junto aos consumidores”, informa. O profissional acompanha todo o processo, desde a chegada dos produtos, até a sua saída. Presença de gelo, higiene do ambiente e dos funcionários, asseio, coloração, cheiro dos pescados, acesso à câmara fria, manipulação, limpeza, escamação são alguns dos itens que passarão pela sua inspeção. A iniciativa partiu dos próprios donos das bancas de peixe, dentro da proposta de alimento seguro, já em vigor no Mercado Público.

 

Camarão a granel, só o fresquinho da safra

Para a médica veterinária, Ana Maia, chefe da equipe vigilância de alimentos, para quem o problema das peixarias do Mercado já é crônico, a iniciativa foi muito positiva. “O fato de terem procurado o André mostrou uma reação pró-ativa”, afirma, lembrando que já existe uma grupo formado por representantes do Mercado, Vigilância Sanitária, SMIC e Sebrae. “Estamos apostando que vai haver uma mudança de mentalidade”, espera ela. Já o médico veterinário Paulo Casanova lembra que é proibida pela legislação sanitária a venda a granel de camarão pré-cozido congelado. “Produto congelado deve ser vendido sem abrir a embalagem original. Camarão a granel somente o que não é cozido, deve ser fresco, sujo ou limpo e acondicionado em lugar limpo e com bastante gelo”, conclui.

O que deve ser observado no camarão: sempre pedir ao vendedor que mostre o camarão; seu estado deve estar firme; cabeça bem aderida ao corpo; deve estar curvado e enrijecido; o olho deve estar bem vivo; pernas rijas; coloração nem azulada nem avermelhada; ausência de cheiro; se não for da safra, o camarão deve vir congelado dentro da embalagem, sem ser aberta e nuca descongelado.

COMENTÁRIOS