Tortas, cucas e doces: aquecendo o paladar

Irresistíveis, os doces fazem a alegria dos milhares frequentadores do Mercado. Como lanche, sobremesa ou acompanhando um nobre chá da tarde, lá estão eles – lindos, saborosos, sob forma de tortas, bolos, bolinhos, muffins, quindins, bombons, trufas. Resistir, quem há de?

 

Inverno pede coisas aconchegantes, que aquecem. Doces, por exemplo, tem muita saída nesta estação. Daniele Barbosa Cemin, gerente do Quiosque Pão de Açúcar, diz que as tortas mais pedidas são as cremosas de limão, coco, requeijão e maracujá. Entre as cucas, as mais pedidas são de brigadeiro com morango, uva, figo com pêssego e bombom. Já entre os doces, os campeões de preferência estão o mil folhas, quindim e João e Maria, que é um doce de banana. Mas também sai muita cueca virada, sonho assado, sonho frito. E os salgados? Pão de queijo quentinho, com certeza. Mas muita gente ataca com uma broa de leite, sempre com muito café e Nescau, principalmente.

Doces e salgados,num mar de delícias
Já na Padaria Copacabana, outro redutos de delícias, a procura é grande por bolo de aipim, bolo de milho, torta de requeijão e mufins (bolo inglês recheado de chocolate) de chocolate e de limão. Também são encontráveis as broas e cucas. Salgados, pizzas, folheados e empadas fazem a festa de quem prefere os salgados. “A maioria do pessoal acaba comendo na padaria, normalmente acompanhado de um cafezinho ou de chá. Mas claro, há os que levam para casa”, diz Estefani Santos de Paula, 18 anos, atendente da Copacabana.

Rapadura, pé de moleque e chimarrão
As festas juninas já passaram, mas ninguém resiste a uma boa rapadura de palha, ou um pé de moleque. Jefferson Suri Spolavoki, 35 anos, do Ponto do Chimarrão diz que esses produtos são procuradíssimos. “Geralmente o pessoal come junto com o chimarrão, né?”, diz ele. Tais doçuras lideram as vendas do Mercado no inverno, pela questão da temperatura e também das velhas e boas festas de São João. E não precisa ser criança  para se lambuzar e se deliciar com elas!

COMENTÁRIOS