HomeNovidades

Telão de segurança contra incêndio é instalado no Mercado

Integrado ao PPCI pela Ascomepc, telão foi instalado na área central do Mercado Público.

O Mercado Público de Porto Alegre conta agora com um equipamento de alta tecnologia que está sendo utilizado para monitorar a atividade de todas as lojas do prédio. O telão, localizado na área central, identifica a ocorrência de problemas, como alteração brusca de temperatura, vazamento de gás e fumaça e, em caso de emergência, aciona uma sirene.

O telão foi adquirido pela Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que representa os mercadeiros e assumiu o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) em 2018. O equipamento de prevenção faz parte da execução desse PPCI. De acordo com Adriana Kauer, presidente da Associação, o equipamento é de extrema importância para evitar qualquer sinistro dentro do Mercado. “Fomos atrás do que há de mais moderno nessa linha, pois ninguém mais do que nós deseja que este seja um local seguro.”

A presidente revela que o telão ficará ligado 24h. “Nele, há um mapa luminoso mostrando todas as lojas na cor verde. Caso ocorra um problema, passará para amarelo, informando o risco. Se a cor mudar para vermelho, automaticamente será acionado um alarme e todas as medidas necessárias serão tomadas para que o problema seja resolvido mais rápido possível.”

“Em um primeiro momento, os brigadistas treinados no Mercado Público verificarão o alerta. Se houver a confirmação de um foco de incêndio ou algo maior, os Bombeiros serão acionados imediatamente”, conta Adriana.

Por se tratar de um equipamento de ponta, é capaz de captar qualquer atividade estranha à rotina do Mercado. “Todos precisam ter um cuidado ainda maior dentro do prédio. Por isso, vamos reforçar a vigilância para evitar que as pessoas fumem aqui”, reforça Adriana, lembrando a existência de uma Lei que proíbe o fumo em locais fechados. “Além da tecnologia, precisamos, também, da colaboração de todos.”

 

Foto: Divulgação Ascomepc