Teatro de Arena

As histórias de luta impregnadas nas paredes do prédio se confundem entre a ficção e a realidade. O espaço, que abriga diversas manifestações artísticas na capital, também foi palco de resistência política e cultural no final dos anos 1960. Hoje, o teatro cinquentenário sobrevive e mantêm viva uma parte importante da memória histórica de Porto Alegre.

Foto: Guilherme Santos/PMPA

O artista sem o palco é um ser desabrigado. O Teatro de Arena surgiu com o intuito de suprir a necessidade de um novo espaço para a dramaturgia em Porto Alegre, já que os existentes, na época, estavam sempre ocupados. Em 1967, um grupo de artistas do Grupo de Teatro Independente (GTI), liderados por Jairo de Andrade, decidiu dar vida a esse lugar. Um porão, nas escadarias da Borges de Medeiros, foi o local escolhido. Lá, há 50 anos, estudantes se reuniam para pensar sobre as artes cênicas e sobre a situação política e social do país.

Esse engajamento político, caracterizado por uma postura crítica frente ao regime militar vigente na época, é um dos traços marcantes do Arena, que sofreu com a frequente censura aplicada às criações dos artistas. Contudo, por conta de fatores econômicos, o teatro foi fechado em 1979.

Mais tarde, lideranças culturais, atuando no Governo do Estado, passaram a trabalhar para o restabelecimento da instituição e criar um Centro de Documentação e Pesquisa. Em 1988, o local foi considerado de utilidade pública e então incorporado pela Secretaria Estadual da Cultura. Após a reforma, em 1991, ele foi reaberto, passando a abrigar diferentes propostas de cultura e educação.

Atualmente, o Teatro de Arena oferece uma programação variada ao longo de todo o ano, entre peças teatrais e espetáculos de música e dança. Além disso, o local sustenta um acervo aberto para pesquisa com dezenas de textos, incluindo uma seção de peças censuradas pela ditadura, com palavras riscadas e trechos que deveriam ser alterados na dramaturgia. Há também um acervo de vídeos com entrevistas de atores e diretores, arquivado em VHS.

O Teatro de Arena está localizado na Avenida Borges de Medeiros, 835, no Centro de Porto Alegre. O local funciona das 9h às 18h.

 

Mais informações: (51) 3226-0242 | teatrodearena@sedac.rs.gov.br

COMENTÁRIOS