Tainan Sansigolo, pizza campeira, sim, é possível!

No dia 10 de novembro, comemora-se o Dia do Trigo. É pensando nisso que esta edição do Cozinhando com o Senac traz uma das receitas mais populares, gostosas e que é sempre motivo para reunir os amigos: a pizza! 

COZINHANDO COM O SENAC, por Faculdades Senac

E hoje quem apresenta essa receita e a sua história é o ex-aluno do curso de Confeiteiro da Faculdade Senac, Tainan Sansigolo. Apaixonado pela cozinha, esse jovem de 23 anos elaborou uma receita, que foi toda pensada nos corredores do Mercado Público, com ingredientes fáceis de encontrar e que remetem à gastronomia gaúcha.

Nascido na cidade de Farroupilha, no interior do estado, aos 11 anos de idade Tainan já ajudava a mãe na padaria da família, e ali foi despertando o interesse pela área. Com 16 anos ingressou no mercado de trabalho como jovem aprendiz, trabalhando em cozinha, açougue, padaria e confeitaria. E foi aí que nasceu uma grande paixão, a gastronomia.

Ao completar a maioridade, mudou-se para Porto Alegre, tendo a sua primeira oportunidade de emprego em um sushi. Com o salário que ganhava foi possível começar o curso de Confeiteiro no Senac, já que sempre teve encanto por massas, confeitaria e panificação.

Logo após a conclusão, iniciou o Técnico em Panificação e Confeitaria no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Lá teve a oportunidade de participar das seletivas para representar o Brasil na Worldskills, que é um torneio Internacional de Educação Profissional realizado a cada dois anos.

Depois disso, participou de outra seletiva para representar o país, mas agora no Campeonato Mundial da Pizza que acontece na Itália. Ficou em 6º lugar na etapa nacional, na qual competiu com participantes de vários estados. Na época, para se inspirar na receita, Tainan conta que foi até o Mercado Público: “Chegando lá, comecei a observar as bancas e surgiu a ideia de fazer algo que remetesse ao Rio Grande do Sul. Fui listando os ingredientes e já saí com a receita na cabeça, pronto para colocar em prática”.

Também quer fazer em casa essa pizza com sabor gaúcho? Confira essa receita, que é sucesso! Buon appetito.

 

 

Pizza in pala de creme de moranga

Ingredientes 

2 ½ xícaras de farinha de trigo tipo 1

200 mL de água

2 colheres de azeite de oliva

1 colher de café de sal

½ colher de café de fermento biológico

 

Recheio

200 g de moranga cabotiá

2 folhas de almeirão “radiche”

150 g de queijo colonial

100 g de salame colonial

100 g de pinhão

3 colheres de sopa de açúcar refinado

50 mL de suco de bergamota

6 unidades de butiás

 

Modo de preparo

Massa

Misture a farinha e a água. Deixe descansar por 40 minutos e, após, adicione fermento e sal. Sove a massa até formar uma mistura homogênea. Aos poucos, coloque o azeite e continue sovando até a massa ficar lisa. Faça uma bola e deixe fermentando por 60 minutos. Após isso, coloque a massa para descansar na geladeira por 12h. Retire a massa da geladeira e deixe-a em temperatura ambiente por mais 2h. Abra a massa em um retângulo, cuidando para deixar as bordas altas. Passe uma camada do creme de moranga e deixe assar em forno preaquecido a 220 °C por 7 minutos

Após retirar do forno, adicione o almeirão rasgado, o queijo em cubos, o salame picado e o pinhão laminado. Leve ao forno novamente e deixe assar por mais 5 minutos a 200 °C. Retire do forno e sirva.

 

Redução

Desmanche os gomos da bergamota e retire a parte branca.

Leve ao fogo médio junto com o butiá, o suco e o açúcar.

Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo médio.

 

Creme de moranga

Descasque as morangas, corte em pedaços e asse por 30 minutos a 160 °C, coberta com papel alumínio.

Quando estiver bem macia, esmague e tempere com sal, pimenta e azeite.

Espere esfriar para usar.

 

Fotos: Thais Pinto

COMENTÁRIOS