Sucessos gastronômicos do Natal e Ano Novo

ESPECIAL DE NATAL, Delícias de Natal

 

Existem muitas crendices e folclore com a alimentação nas festas de Natal e, principalmente, de Fim de Ano onde reza a lenda que é bom se alimentar só com aquilo que “anda pra frente”, para esquecer o que passou e viver o que vem pela frente. Por isto, a tradição do porco, que “fuça” para a frente e do peixe, que obviamente, também nada para a frente. Mas, além disso, frutas e carnes também não podem faltar.

Frutas para o fim de ano

De grande importância neste período porque, além de saborosas e nutritivas, são fundamentais no quesito apresentação de arranjos, saladas, pratos como arroz à grega e efeitos decorativos. Deve-se lembrar que as frutas também são muito requisitadas para drinques, licores e, claro, sucos. No Mercado Público você encontra várias bancas de frutas completíssimas, com uma grande variedade de frutas locais, nacionais e até importadas. As mais procuradas, principalmente nesta época, são: cereja, damasco,lechias, uvas, ameixas, maças, pêras, mamão, caju, acerola, mirtilo, jango, fruta do conde, romã, amora, entre outras.

Peixes e frutos do mar

O Mercado Público é conhecido por suas bancas de peixe, que há décadas no Natal levam milhares de fregueses aos seus balcões atrás dos melhores e mais fresquinhos pescados da cidade. Nas festas de fim de ano, não poderia ser diferente. Segundo os peixeiros, no natal o mais procurado é o Camarão. Já nas festas de fim de ano, são muito procuradas tainha, corvina, que são mais simples e acessíveis. E para os que querem um prato mais sofisticado, bacalhau, também é encontrado em todas as suas variações, inclusive da Noruega, em algumas bancas do Mercado.

Assados de Natal, carnes e aves

As delícias são muitas, todos os ingrediente você encontra nas bancas do Mercado. Aqui algumas sugestões: Peru assado, Peito de peru recheado com cogumelos, Chester assado, Tender ao vinho do Porto e castanhas, Pernil de vitela, Lombo recheado com damascos, Filet mignon recheado com tomate seco e mozzarella, Pernil de cordeiro a Provençal. E, claro, sem esquecer outras simples, mas excelentes opções de assados: frango , porco e o tradicional leitão.

COMENTÁRIOS