Sementeira, só R$ 10

Víctor Leffa, estudante de Jornalismo na Ulbra, fotógrafo amador, Canoas/RS

Este espaço traz imagens do nosso querido Mercadão. Quer participar? Envie a sua foto para redacao@jornaldomercadopoa.com.br

 

O Mercado possui na sua arquitetura detalhes muito bonitos, que, mesclados com a iluminação através das vidraças e as sombras formadas, chamam a atenção. Aqui, busquei registrar esta relação entre a iluminação natural, a iluminação interna da lojinha, o seu reflexo no piso e os característicos arcos que delineiam as portas internas do prédio.

Mas, além disso, o elemento “vida” é obrigatório, dentro e fora da loja. O homem passa, se torna um borrão. Mas a sua obra — aqui, o Mercado — fica, em foco.

Sou estudante de Jornalismo e fotografo nas horas de lazer. Também faço parte do Fotocoletivo dos Três, uma iniciativa com outros dois colegas de Jornalismo. A imagem foi capturada durante uma visita ao Mercado para um trabalho de um curso de fotografia, realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli na Câmara Municipal de Porto Alegre.

O professor responsável pelo curso — e amigo — Elson Sempé instigou os alunos a buscarem um olhar mais íntimo, que pudesse ser transmitido pelas fotografias. Realizei a foto com uma DSLR Nikon 3200, com a sua lente original (18–55 mm, 3.5–5.6).

Gostaria de salientar a importância do Mercado na nossa capital. Durante nossa rotina, não conseguimos valorizar a história que nos cerca, mas projetos como este realizado pela publicação nos permitem refletir sobre a valorização dos espaços públicos e o entendimento destes como patrimônios eternos, além de colaboradores para lembranças.

Instagram: @vleffa e @fotocoletivodostres

COMENTÁRIOS