Salão Internacional de Desenho para Imprensa

Banca da Cultura

 

“Erudito é um sujeito que tem mais cultura do que cabe nele”. (Millôr Fernandes)

 

*Emilio Chagas

 

Salão Internacional de Desenho para Imprensa

 

O Salão já teve mais expressão, com participantes (incluindo o júri) de peso, inclusive em nível internacional, mas é sempre importante uma edição sua. A 19ª, já com as inscrições abertas, será realizada entre os dias 24 de março e 9 de maio. Participam dele profissionais e amadores, divididos em várias categorias: cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, incluindo vários veículos e meios de expressão, como jornal, revista, livro, capa de disco e cartaz. A premiação para cada categoria é de R$ 1.000.  Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Mostras e Exposições da SMC pelos telefones (51) 3289 8127 e 3289 8126 ou salao.press.portoale­gre@g­mail.com

 

Paulo Ricardo Baiano relança o seu livro sobre João Cândido

 

Dentro das comemorações do centenário do Almirante Negro, o poeta e jornalista re­lançou, através da Editora da Cidade, da Secretaria Municipal da Cultura, o seu livro, em terceira edição revisada e atualizada “João Cândido – A Revolta da Chibata” onde traça a saga do herói negro, com edição de Fernando Ro­zano.  Bai­ano foi um dos primeiros a trazer à memória a história e a luta de João Cândido. O livro, que será distribuído em escolas públicas foi escrito orignalmente para a histórica coleção “Estes Gaúchos”, da Editora Tchê. Não poderia ter sido reeditado em momento mais propício.

 

Lançado edital para uso do Teatro Glênio Peres

 

É mais um espaço que a classe artística, principalmente a teatral, poderá dispor na cidade. Desde o dia 21 de fevereiro está lançado o edital para seleção de propostas artísticas das áreas de música, teatro, cinema e dança para o ocupar o teatro em 2011. A proposta, basicamente, é inserir o Teatro Glenio Peres no circuito cultural da cidade.

 

 Vem aí o Prêmio Açorianos de Música/2011

 

Dia 26 de abril será o grande dia da música gaúcha: chegando (já) na sua 20ª edição em 2011, o Açorianos de Música vai premiar os melhores de 2010 nas categorias Disco, DVD do Ano, Espetáculo do Ano, Melhor Disco Infantil, Revelação, Ar­ranjador, Produtor Musical, Produtor Executivo, Projeto Gráfico, Menção Especial e Homenageado do Ano. A cerimônia de entrega do Prêmio será no Teatro do Bourbon Country.

 

*Emílio Chagas é gestor cultural. Contato com a coluna: chagas@jornaldomercadopoa.com.br

COMENTÁRIOS