Sabores e preparos para um sorvete

SORVETE

Sabores e preparos para um sorvete

Desde que surgiu, em novembro de 2011, o Armazém do Mercado trabalha com produtos para o preparo do sorvete, além de cereais e produtos para confeitaria. “O melhor depoimento que a gente pode fazer é sempre agradecer a volta do cliente, por ele ser fiel à casa”, diz  Manuel Carvalhal, proprietário do Armazém do Mercado, mercadeiro com longa trajetória no Mercado.

 

     No verão, ingredientes para fazer sorvete são muito procurados na loja, e contribuem para boa parte da venda diária do Armazém. “Ali pelo final de outubro e novembro, é aquela loucura, todo mundo querendo comprar sorvete. E quando chega no meio de janeiro e fevereiro já é uma manutenção, o pessoal vem repor aquilo que gastou”, conta Manuel. Boa parte da clientela é formada por pessoas que procuram uma renda extra no verão. “Tem muita gente que faz daquilo um meio de comercializar para arrumar um dinheirinho a mais. Vendem para a vizinhança, para a criançada”, comenta. Esses compram em mais quantidade, pacotes de quilo, especialmente a liga neutra, que é responsável pela uniformidade do sorvete, unindo pó de sabor ao leite ou água.

 

Ingredientes para um bom sorvete

     O pó de sabor é vendido em pacotes de 100 ou 200 gramas. Existem dois tipos principais, o cristalizado e o cremoso. O cristalizado só pode ser feito com água – ele talha o leite quando misturado.  Segundo Manuel, os sabores que mais saem são chocolate, leite condensado, uva e morango. O Armazém oferece a receita básica de sacolé e sorvete na loja. Mas, segundo Manuel, o sorvete pode ser “incrementado”, acrescentando aos ingredientes básicos glicose, leite em pó e gordura vegetal. O Armazém também vende acompanhamentos para o sorvete, como tubetes, castanha do caju triturada e flocos de arroz. E utensílios para quem deseja vender: colherinhas, casquinha, cascão, copinhos e saquinhos de sacolé.

 

Receita do sorvete caseiro:

Ingredientes: 1 litro de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher rasa de sobremesa de liga neutra,

1 colher de sopa sabor especial, 1 colher de sopa de emustab.

Preparo: coloque o leite junto com o açúcar, a liga neutra e o sabor no liquidificador, e bata durante 3 minutos. Ponha no congelador até endurecer. Retire e bata na batedeira durante 2 minutos. Acrescente o emustab e bata por mais 8 minutos, voltando assim ao congelador até a consistência desejada.

COMENTÁRIOS