Roteiro de compras com o chef Mauricio Cupini

Roteiro de compras com o chef Mauricio Cupini

 

Com relativa intimidade com o Mercado, o chef Mauricio Cupini já tinha um roteiro prévio de suas compras para a confecção de seus pratos. Ressaltou que em algumas bancas, como a 43 e 38, é possível encontrar “quase tudo” para fazer uma receita. Um rápido e bem humorado ‘passeio’, acompanhado de Marina Tozin, sócia no Restaurante Olivos 657, e todas as compras já estavam feitas.

 

Banca 43 – A escolhida para comprar alguns ingredientes, começando pelo principal: a codorna. “Normalmente ela vem em uma caixa, industrializada, dificilmente você vai encontrar in natura”, explica. Além da ave, o chef também comprou as especiarias, castanhas e passas para serem usadas no recheio. “Aqui em geral a gente encontra quase tudo”, registrou.

 

Banca 10 – Uma das duas bancas de frutas e legumes existentes no Mercado, ambas conhecidas pela qualidade e frutas importadas. Mas o chef limitou-se a quatro maçãs Fuji, de tamanho médio, para a sobremesa. “Gosto mais desta maçã, a Gala é meio esfarelenta”, disse. A banca também foi a escolhida para a compra das verduras, rúcula, pimentões vermelhos e abobrinha.

 

Banca 38 – Outra banca muito reconhecida pela qualidade dos produtos que comercializa, e onde ele costuma fazer suas compras normalmente. O segredo para boas compras? “Tem que ter paciência, não pode vir com pressa”, ensina. Na 38 a parada foi para a compra do vinho, no caso um Duetto Pinot Noir & Shiraz, da Casa Valduga.

 

Box do Tio Raul – Num dos espaços mais populares do Mercado, onde se localizam oito espaços de frutas, legumes, chás e frutas, também conhecidos como “tomateiros”, o chef comprou a salvia – “um tempero que combina muito com aves”.

 

Macrobiotica Sauer – Foi aqui que comprou a farinha, “mais rústica, artesanal, que vou usar para fazer a polenta mole”.

 

OUTRAS BANCAS

Além das visitadas pelo chef Mauricio, você também encontra alguns dos ingredientes das receitas nas seguintes bancas:

 

Armazéns e fiambrerias – Armazém 28, Armazém 155, Armazém do Confeiteiro, Armazém Gueno, Armazém Metropolitano, Banca 12, Banca 17, Banca 26, Banca 47, Banca 48 Carel, Banca Central, Banca do Holandês, Comercial Martini, Confeitaria Martini, Armazém do Mercado.

 

Frutas – Banca 11

 

Hortifruti – Box 2 Unidos, Box Bagé, Box do Alemão, Box do Pereira, Box Poliervas,Box Ponto Certo, Box Tempero e Sabores.

 

Foto: Greice Campos

COMENTÁRIOS