Rodrigo Mancuso, participante da exposição do 1º Concurso Fotográfico do Mercado
Formado em Eng. Elétrica pela UFRGS tem a fotografia como uma paixão. Ele que foi selecionado entre os autores das 30 melhores fotos inscritas no I Concurso Fotográfico do Mercado Público, com a foto “Marcando o solo Gaúcho” que também foi capa da edição do Jornal do Mercado no mês de novembro de 2009. Nesta edição Rodrigo expõe o seu olhar com a foto intitulada “Coração do Mercado”. Aproveita ainda para contar a sua história. “Tudo começou quando recebi uma proposta de trabalho na Dinamarca. Morei um ano lá, e viajei pela Europa. Conheci amigos que gostavam muito de fotografia, e com as lindas cidades européias como tema, foi impossível não me apaixonar também. Quando voltei à Porto Alegre, meus olhos se abriram e comecei a ver quão bela é a cidade em que moramos. O prédio da Prefeitura, a fonte Talavera de La Reina (em frente), o Mercado Público e muitos outros.
Quando contei aos meus avós que havia me inscrito no concurso de fotografia do Mercado eles me contaram a história da minha família, que por incrível que pareça até o momento eu não sabia. Os avós dos meus avós, Pedro Mancuso e Salvador Mancuso, vieram da Calábria, mais especificamente de Cozenza, e abriram uma banca no Mercado Público. Meus avós não se recordam qual o número, mas contam que era bem no centro. Meu bisavô, Emílio Mancuso herdou a banca e deu continuidade ao trabalho dos meus trisavós. Meu avô, Nadiejo Mancuso, conta que em época de páscoa, ainda criança, era convocado a ir ajudar. Meu bisavô, há mais ou menos 50 anos se aposentou e vendeu a banca à parentes mais distantes. Fico muito honrado em ter este espaço no Jornal do Mercado e poder compartilhar um pouco da minha história.”
Coração do mercado
“Quando eu olho para esta foto, vejo as pessoas como se fossem o sangue, do mercado, o que lhe dá vida dia após dia, correndo por suas entranhas.”
Rodrigo Mancuso trabalha com fotografia há um ano.
Seu contato é 9332.4341 e e-mail rlcmancuso@gmail.com.
COMMENTS