Revitalização da Azenha

A Azenha é um dos bairros mais antigos e históricos de Porto Alegre e o seu comércio de rua, um dos mais tradicionais. E, se depender do Sebrae, a qualificação deste comércio e revitalização do bairro, apresentarão ótimas novidades para os seus moradores. Foram visitadas todas as empresas da Azenha e feito um ciclo de palestras para que os empresários conhecessem o Sebrae e participassem da Setorial do Comércio de Rua. Diz Ana Paula Rezende, consultora do Sebrae, que os empresários decidiram investir e foram formados dois grupos de consultoria, com foco a gestão, Oficina Gerencial 1 e 2, tendo como conteúdos atendimento ao cliente e gestão de pessoas.

Em dezembro será feito um pré-projeto para encaminhar uma espécie de revitalização da Azenha, com as fachadas das lojas dentro de um mesmo padrão, lixeiras da mesma cor, recuo de calçada e a criação de um espaço cultural. Resultados esperados: sobrevivência das empresas a longo prazo, desenvolvimento de vantagens competitivas, aumento da capacidade gerencial e implantação de gestão estratégica por indicadores.
O projeto também prevê uma parceria e aproximação com a comunidade para que os consumidores não saiam do bairro e ali façam as suas compras, buscando, assim, a fidelização.

Por fim, informa consultora, a ação na Azenha teve um grande suporte da Associação Nova Azenha, que recentemente completou 18 anos. “O forte em 2008 vai ser o ambiente, tanto interno, quanto externo das lojas”, conclui ela.

COMENTÁRIOS