Recital de violão ilumina espaço voltado às artes visuais

A Pinacoteca Ruben Berta será o palco para o “Recital de Violão” de Maurício Marques. Além de composições próprias, o repertório do violonista gaúcho incluirá obras de Astor Piazzola, Dilermando Reis, Tom Jobim, Renato Borghetti e Véco Marques.

Formado na Universidade Federal de Pelotas, Maurício Marques é compositor, professor, arranjador e instrumentista, com trabalho voltado à música folclórica gaúcha e brasileira. Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005) e Violões do Brasil (2005), entre outros.

Outra atração é o espaço onde será realizada a apresentação: o porão da Pinacoteca Ruben Berta. Este local abriga, neste momento, uma parte da exposição “A Ventura do Moderno” que é dedicada à arte popular brasileira, ponto de encontro entre a música de Maurício Marques de acentuada erudição baseada no folclore regional e as tonalidades de artistas naïfs e eruditos que aprofundaram em seus trabalhos as raízes do folclore nacional.

 

Clássicos na Pinacoteca

RECITAL DE VIOLÃO com Maurício Marques

PINACOTECA RUBEN BERTA

Rua Duque de Caxias, 973Centro Histórico – Porto Alegre

20 de fevereiro de 2018, terça-feira, 18h30

acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289 8292

ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)

 

COMENTÁRIOS