Receitas de Fondue do Chef

Receitas de Fondue do Chef

 

Fondue de Neuchatel

Ingredientes:

-1 dente de alho

-400g queijo gruyère

-200g queijo

-300ml vinho branco

-1 colher de chá de suco de limão

-2 colher de chá de maizena-100ml aguardente de cereja-pimenta preta,noz- moscada ralada

-cubos de pão branco ( mais ou menos 200g por pessoa)

Modo de preparo: Esfregue o alho no caquelon – panela específica para fondue. Rale os queijos. Cozinhe o vinho com suco de limão e o queijo, mexendo sempre. Misture a maizena com a aguardente de cereja, jogue na massa de queijo e tempere com pimenta e noz-moscada. Deixe ferver um pouco mais até a massa ficar lisa e cremosa, depois leve à mesa num récheaud. O fondue deve continuar a ferver durante a refeição, porém em fogo mais fraco, mexendo de vez em quando para que a massa continue homogênea. Mergulhe os pedaços de pão espetados em um garfo de cabo comprido.

Dica: se o fondue estiver líquido demais coloque um pouco mais de queijo ralado ou um pouco mais de maisena. Se estiver muito espesso, dilua mais um pouco de vinho.

 

 

 

Fondue de Chocolate

 Creme encorpado de chocolate, creme de leite e conhaque, servido quente com frutas frescas.

Ingredientes

– 300 g de cobertura chocolate, picado

– 1 lata de creme de leite

– 5 colheres (sopa) de conhaque – frutas em calda (pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, etc.) ou frescas (morango, uva, etc.)

Modo de Preparo

Coloque em uma panela esmal­tada ou de cobre o chocolate e o creme de leite e leve ao réchaud, regulando a chama o mais baixo possível. Mexa delicadamente até que o chocolate derreta. Acrescente aos poucos o conhaque, misture tudo muito bem e mantenha a chama baixa. Disponha as frutas em vasilhas e coloque-as próximas ao ré­chaud. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta, mergulhando-o depois na fondue.

 

COMENTÁRIOS