Presunto cru, para valorizar qualquer prato

Presunto cru, para valorizar qualquer prato

 

Para o professor e coordenador da gastronomia do SENAC, Sanderson Beschorner, o presunto cru, especialmente o Pata Negra, por ser uma especiaria relativamente cara e não tão comum no dia a dia na mesa das pessoas, pode ser usado também de outras maneiras, até mesmo em quantidades menores. Uma delas é em receitas de pratos, alguns até bem simples.

 

Uma das principais características do presunto cru é valorizar e agregar valor a pratos mais simples, como por exemplo, um risoto. A rigor não existe uma forma ideal para consumir e degustar o presunto, depende muito de cada apreciador. A orientação sobre a melhor forma para se consumir o presunto cru, segundo Beschorner, é utilizá-lo em receitas, como o já citado risoto, por exemplo. Mas, frisa ele, o segredo para se ter o seu melhor e verdadeiro sabor é comê-lo in natura, explica. Isto significa, então, que quando preparamos um prato com presunto cru, ele poderá receber um cozimento. O especialista revela os detalhes: “Sim. Mas normalmente ele entra no final, não vai passar por todo o processo. Se eu vou gastar 25 minutos para fazer o risoto, ele vai entrar nos últimos cinco minutos. Na verdade ele só vai atribuir sabor. E também, obviamente, por ele ser um produto caro, ele agrega valor ao prato. Eu posso ter um risoto bem baratinho, bem simples, mas, se eu colocar um presunto cru, eu tenho um valor final multiplicado varias vezes”, diz Beschorner.

Na opinião do professor, na maioria das vezes, quando consumimos algo, pago mais pelo valor da marca, do que propriamente pelo produto em si, que é o caso do presunto cru Pata Negra, isto também significa uma alimentação diferenciada. Além de todos os cuidados, requintes, histórias e mitos que o cercam. E isto, certamente, o Pata Negra, e até mesmo presuntos crus com menos tradição, tem de sobra. Por isto, conhecedor ou não, use o presunto cru, espanhol, italiano ou o brasileiro, com imaginação e inspiração. Puro, em saladas, em pratos, ou simplesmente com um vinho (tinto), tudo dependendo muito, também, da criatividade do apreciador.

Recentes
Antigos

COMENTÁRIOS