HomeEspecial

Preparando o Natal no Mercado Público

Gastronomia

 

Preparando o Natal no Mercado Público

 

No Mercado Público se encontra de tudo para todas as festas. Uma velha tradição, cada vez mais viva, na medida em que as pessoas vão descobrindo (e redescobrindo) estas características que são a marca do velho centro de abastecimento da cidade. Para o Natal não poderia ser diferente. Pelo contrário, é um dos grandes momentos do MP, ao lado da Semana Santa. Veja aqui dicas para o seu panetone, stolen e pão de mel.

 

Faça seu panetone

Almir José da Silveira, do Armazém 155, garante que nessa época a linha de produtos para panetone é a mais procurada. Embalagens, fôrmas, essência, o “preparado”, frutas cristalizadas, passas de uvas. “Essência é o que dá o sabor. E o preparado vem com a mistura pronta, com a receita junto. É só acrescentar a farinha e a essência e já está pronto o panetone”, explica ele.

 

Materiais

No Mercado você vai encontrar todo o tipo de fôrmas em acetato – em forma de Papai Noel, estrelas “e tudo o que for motivo de natal”. Como diz Almir, é o que mais se vende. Ele informa também que vem gente de longe, das cidades vizinhas de Porto Alegre, por causa dos preços dos produtos. Pratos, talheres, copos, balões, bandejas e outros materiais para churrascos também tem muita saída.

 

Natal gostoso

O Natal do Mercado é diferente em muitos sentidos. E mais gostoso. A data também pede bolos, chocolate (muito no Mercado como presente), trufas, bombons.

 

Prepare um Natal mais original

Há 18 anos no Mercado, Telmo Kader, do Armazém dos Confeiteiros, acredita que o panetone vai muito da imaginação de cada um. “Existe o panetone tradicional, de frutas cristalizadas. Alguns misturam rum, todo mundo cria a sua receita, uns botam recheio, para ficar mais suculento. Existe também o chocotone, que é o panetone de chocolate. E também o diet”, diz ele.

Amsterdã – leva cereja na massa, tem uma forma diferenciada, um pouco mais alongada, tem um formato de um bolo de 10 cm por 20cm, sendo um pouco maior que os tradicionais.

Stolen – metade farinha, metade frutas, sendo um bolo bem mais consistente, mais pesado, com mais recheio e a massa também não cresce muito. Também leva rum na massa.

 

Tudo para preparar um natal mais gostoso no Mercado Público

Nozes, amêndoas, avelãs, embalagens para decoração, fôrmas com dizeres de natal, são outras atrações. “Uma coisa que sai bastante no natal é castanha portuguesa e nozes sem cascas para decoração”, diz Kader. Ele informa também que o Curso de Culinária no Mercado oferece muitos cursos diferenciados para ceia de natal, principalmente, para “sair” do peru. “Tem bacalhau, peixe, lombo de porco, receitas novas. Sempre tem uma novidade aqui”, diz o mercadeiro.

 

 

Receita

 

Panetone

 

INGREDIENTES:

1 Kg de farinha de trigo

100 g de fermento biológico

200 g de manteiga

200 g de açúcar

15 g de mel

8 gemas

10 g de sal

250 g de frutas cristalizadas

150 g de uvas passas embebidas no rum

1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha

raspas e suco de laranja

água até dar o ponto

 

 

MODO DE PREPARO:

– Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água

– Fica com aparência de esponja

– Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia

– Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro

– Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

 

COMMENTS