Praça Revolução Farroupilha: saindo do papel

Grandes alterações no entorno do Mercado Público

Praça Revolução Farroupilha: saindo do papel

     A reurbanização da Praça Revolução Farroupilha vai trazer grandes modificações no entorno do Mercado. Fruto de parceria entre a PMPA e a TRENSURB, busca a modernização da Estação Mercado, e vai proporcionar mais conforto aos seus usuários. Envolve a transferência dos terminais de ônibus, atualmente localizados na Av. Júlio de Castilhos, em frente ao Mercado Público e o prolongamento da Borges de Medeiros até a Mauá.

     Serão instaladas escadas rolantes de acesso à Estação, com solução de cobertura integrada à fachada do Mercado Público, em escala muito inferior à dos abrigos de ônibus que atualmente obstruem sua visu-a-lização. A abertura do trecho da Avenida Borges de Medeiros encontra-se em fase final de execução, com conclusão prevista para o mês de maio de 2008. A liberação do espaço para sua execução demandou complexa operação, envolvendo a transferência das torres de arrefe-cimento e da central de gás do Mercado Público.

A praça: um novo visual e área de convívio próxima ao Mercado
No processo de reur-ba-nização, a Praça Revolução Farroupilha ganhará nova pavimentação, iluminação e paisa-gismo. O local já conta com a presença da cobertura em forma de arco monumental, com vão de 60 m, que resguarda os acessos da Estação e estabelece uma nova relação compositiva com o eixo do Mercado. A obra ainda prevê a execução de novos abrigos para os terminais da Avenida Borges de Medeiros, além de um grande painel de autoria do renomado artista plástico Danúbio Gonçalves, que retrata a saga farroupilha. Do investimento principal da Tren-surb, estimado em 8 milhões de reais, 2.5 milhões correspondem a melhorias do espaço público que irão alterar aquele setor. A conclusão das obras está prevista para setembro de 2008.

As etapas da obra

•Retirada dos contrafortes de concreto – concluída;
•Execução da cobertura dos acessos – arco com vão de 60 metros – concluída;
•Remoção das torres de arrefecimento e central de gás do Mercado Público – concluída;
•Transferência dos terminais de ônibus da Rua Júlio de Castilhos – liberação da fachada do Mercado Público – previsão para junho de 2008;
•Execução de nova pavimentação, iluminação e arborização da Praça – previsão para agosto de 2008;
•Implantação dos itens referentes à acessibilidade universal interna e externa à estação – escadas rolantes – previsão para agosto de 2008;

(*) Colaborou Maria Amália, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento Municipal

COMENTÁRIOS