Porto Alegre recebe maior encontro de eventos da Região Sul

Porto Alegre recebe maior encontro de eventos da Região Sul

 

Expo Eventos Sul reúne seis exposições temáticas, ciclo de palestras e rodada de negócios entre

empresas do trade turístico e de eventos.

 

     Hoje, Porto Alegre é a quarta capital brasileira que mais recebe eventos de negócios, sendo uma das atividades que mais gera impactos na atividade econômica. Mobiliza 52 segmentos, entre eles hospedagem, gastronomia, transportes, organizadoras de eventos, lazer, comércio e agências de viagens. Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil passou de 21º para 7º no ranking mundial de países que mais realizam eventos internacionais.

     Assim como São Paulo possui a sua Semana Nacional dos Eventos, Porto Alegre também quer se colocar na rota das cidades que organizam feiras reunindo expositores de diferentes áreas e de diversas regiões do Brasil. Promovida pelo Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-RS), a capital gaúcha sedia, nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Eventos São José do Hotel Plaza São Rafael, a Expo Eventos Sul.

     A consolidação do evento é estratégica para fortalecer o turismo de eventos na cidade e região metropolitana. Nesta edição, a mostra estará dividida em espaços temáticos (Casamento, Tradição Gaúcha, Estilo Praia, Inovação Tecnológica, Copa do Mundo e Sustentabilidade) e serão realizadas seis palestras com especialistas, conferência e rodada de negócios.

     Segundo a presidente do POACVB, Berenice Lewin, a Expo Eventos Sul é uma ação para colocar Porto Alegre na lista das grandes capitais que realizam encontros temáticos com o trade turístico e de eventos. “Esta é uma iniciativa ambiciosa. A feira está se consolidando e trabalhamos para que ela tome as proporções da realizada em São Paulo. Queremos reunir todos os assuntos pertinentes ao setor, para falar, pensar, refletir junto sobre essa área”, diz.

     Como parte da programação da Expo Eventos Sul, o Convention reunirá seus mantenedores para comemorar os 14 anos da entidade e os bons resultados de 2011.  A presidente Berenice Lewin, também diretora dos Hotéis Coral Tower, adianta  que nos primeiros nove meses do ano, o POACVB já captou 18  eventos para a capital, o que representa 26 mil novas pessoas consumindo na cidade até 2015 e um impacto na economia local de R$ 9 milhões.

     Somente em 2011, a estimativa da entidade é que 170 mil pessoas visitem Porto Alegre para participar de 33 eventos captados e apoiados pelo Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, leia-se uma injeção de R$ 126 milhões na rede hoteleira, de bares e restaurantes, comércio e organizadoras de evento, o que equivale a um salto de 63% em comparação a 2009 e 2010.

COMENTÁRIOS