Porto Alegre precisa se redescobrir durante o verão

A sazonalidade não é apenas uma ameaça para os negócios. É também uma oportunidade para a geração de novas demandas e prospecção de novos consumidores.

NOSSA PORTO ALEGRE, por Jorge Ghiorzi, gerente de Projetos Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

No período de veraneio, historicamente, uma parte considerável da população de Porto Alegre se desloca para as praias. Isso significa, em termos econômicos, um deslocamento de consumidores. A consequência desta migração é um desequilíbrio de mercado.

Essa é a chamada sazonalidade, que tanto afeta os negócios. Tão certo como as quatro estações do ano, esse fenômeno tem data marcada para iniciar e encerrar. A sazonalidade é uma realidade, mas, sob uma perspectiva otimista, é também uma janela de oportunidade.

Para superar os efeitos negativos dessa sazonalidade tipicamente porto-alegrense, algumas ações estratégicas e mercadológicas têm sido implementadas. Um case de sucesso é o “Porto Verão Alegre”, a bem-sucedida iniciativa de promover espetáculos teatrais e shows no período de baixa demanda.

Ao longo dos anos, a iniciativa tem revitalizado a frequência nos teatros e casas de espetáculo, com ingressos a preços promocionais. Mais um exemplo a ser citado é o “Liquida Porto Alegre”, uma ação mercadológica de forte apelo ao consumo, responsável pelo aquecimento das vendas no período pós-Natal.

Outra iniciativa de reversão da sazonalidade em Porto Alegre foi desenvolvida este ano pelo Porto Alegre Convention Bureau. A campanha “POA no Findi”, criada para promover a rede hoteleira no período de baixa ocupação, faz um chamado às populações do interior do estado para virem à capital, passar o fim de semana hospedados nos melhores hotéis — com tarifas promocionais — e curtir tudo o que a cidade tem a oferecer: compras, passeios, gastronomia, estádios de futebol, passeios de barco, vida noturna, shows e caminhos rurais. Enfim, um pacote completo para toda a família, no contrafluxo do movimento do veraneio.

Porto Alegre oferece muitas oportunidades. Vamos descobri-las, cada vez mais.

COMENTÁRIOS