Pinacoteca Ruben Berta

Fruto do projeto liderado por uma das figuras brasileiras mais influentes do séc. XX, o local possui mais de 125 obras catalogadas consideradas de alto valor artístico, entre artistas nacionais e estrangeiros. Desde 2013, estão abrigadas em um novo espaço, reformado pelo Programa Monumenta.

 

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O local foi parte de um projeto pessoal do jornalista Assis Chateaubriand que consistia em criar museus regionais em vários pontos do país. Essa ideia acabou implantando apenas cinco museus em todo Brasil, entre eles a Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre. Inaugurada em 1967, inicialmente ocupou um espaço junto a Rádio Farroupilha e TV Piratini (integrantes dos Diários Associados).

As obras da Pinacoteca foram designadas por Chateuabriand, Yolanda Penteado e Pietro Bardio e contaram com o apoio da Varig, que fez voluntariamente o translado dos quadros. A empresa de transportes aéreos era presidida pelo gaúcho Ruben Berta que, em 1966, veio a falecer. Chateuabriand, em homenagem ao amigo, eternizou o seu nome na Pinacoteca.

Em 1971, todo o acervo do lugar foi doado para a Prefeitura de Porto Alegre e passou a dividir espaço com a Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos. Após seis anos de reformas efetivadas pelo Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2013 a Pinacoteca Ruben Berta está sob as paredes de um velho casarão situado na Rua Duque de Caxias, nº 973, a poucos metros do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa.

A coleção de obras contempla nomes consagrados da pintura nacional, como Almeida Júnior, Batista da Costa, Eliseu Visconti e Pedro Américo. Eles dividem lugar com expoentes do modernismo, como Di Cavalcanti e Portinari. Pinturas que marcaram o panorama artístico dos anos 60 são predominantes no acervo. Lá também é possível encontrar o quadro mais antigo do acervo público gaúcho, “O Rejalma”, de 1673, do holandês Jeronimus Van Diest.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 18h. Para mais informações, acesse: www.pinacotecaspoa.com/ruben-berta

COMENTÁRIOS