Parque Natural Morro do Osso

Uma parte da fauna e da flora de Porto Alegre pode ser encontrada a pouco mais de 15 km do Centro Histórico. Ao ser transformado em Unidade de Conservação de Proteção Integral há mais de 20 anos, o parque recebe visitantes para trilhas guiadas rumo a uma das mais belas vistas da cidade.

Foto: Cibele Carneiro/PMPA

A área do Morro do Osso é praticamente isolada pela urbanização dos bairros que ficam no seu entorno. Do seu ponto mais alto é possível enxergar o Lago Guaíba, o Delta do Jacuí, os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e da Ponta Grossa. Há mais de 20 anos, ambientalistas e órgãos públicos lutam pela preservação da região, isso porque, até a década de 1980, o local foi alvo de exploração de pedreiras, queimadas, corte de vegetação e abertura de vias para o transporte das rochas. Em 1979, o parque foi transformado em unidade de preservação ecológica pelo Plano Diretor da cidade.

Já em 1994, o Parque Natural Morro do Osso foi oficialmente aberto. Atualmente, abrange uma área de 127 hectares que abriga espécies da fauna e da flora, muitas delas em risco de extinção. No lado mais próximo do Guaíba residem índios da etnia kaingang que reivindicaram, em 2004, o direito àquela região por questões históricas, alegando que ali havia um antigo cemitério indígena. Esse cemitério, inclusive, é uma das teorias que explicam a origem do nome do morro.

A estrutura do parque dispõe de uma sede com auditório para atividades educacionais e programas de educação ambiental. Visitas orientadas por biólogos ou guarda-parques podem ser agendadas por instituições de ensino e pesquisa. São duas opções de trilhas que atendem a todos os públicos. Ambas possuem cerca de 1,5 km e terminam no ponto mais alto do morro, com 143 m de altitude.

As visitas ocorrem às quartas-feiras (das 9h às 12h), às sextas-feiras (das 14h às 17h) e aos sábados (nos dois turnos). Informações pelos telefones (51) 3289-5070, (51) 3289-5071 ou pelo e-mail morrodoosso@smam.prefpoa.com.br.

COMENTÁRIOS