Parque Moinhos de Vento — Parcão

Em uma área de 11,5 hectares, o Parque Moinhos de Vento se consolida como um dos espaços de lazer e fruição mais conhecidos de Porto Alegre. Foi inaugurado em 1972, sob antigas terras que, outrora, abrigaram um estádio de futebol e um hipódromo da região. Hoje é conhecido por preservar uma extensa área arborizada, além de possuir um tradicional moinho açoriano, atração que encanta adultos e crianças.  

 

A história do Parcão sucedeu diversos outros locais que foram erguidos no mesmo espaço onde, hoje, se localiza o Parque. Ainda no século XVIII, o mineiro Antonio Martins Barbosa estabeleceu-se com o seu moinho de vento em uma parte elevada da Av. Independência. Mais tarde, no século XIX, o local hospedou o antigo Hipódromo Independência (Hipódromo Moinhos de Vento), que logo, por falta de espaço, foi transferido para outro lugar. Ali ergueu-se o Estádio da Baixada, primeira casa do Grêmio, que perdurou até 1954.

Em 8 de março de 1960, na Câmara dos Vereadores, Germano Petersen Filho pediu ao então prefeito José Loureiro da Silva um estudo para a criação de um parque. Dois anos mais tarde, a Lei Municipal nº 2.419, foi assinada desapropriando a área e destinando-a ao município. Em 9 de novembro de 1972, o prefeito Thompson Flores assinou o Decreto nº 3.703, denominando o local como Parque Moinhos de Vento.

Os visitantes podem aproveitar o dia no Parcão praticando atividades físicas, com opções que contam com jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que possui cerca de mil livros, inclusive títulos em braile. O inventário da arborização do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem no local 1.538 árvores, de 117 diferentes espécies, sendo o ipê-roxo-de-sete-folíolos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência.

 

Endereço: Rua Comendador Caminha, s/nº, Bairro Moinhos de Vento

Telefone: (51) 3332-1021

COMENTÁRIOS