HomeÚltimas Notícias

Palco de gravações

Palco de gravações

Dia 14 de fevereiro, o Mercado recebeu a gravação de trechos do documentário “Ìtàn Òrun Àti Ilé Ayé – histórias do céu e terra”, ligado à cultura afro-descendente.

 

A produção trará entrevistas, filmagens em terreiros e pontos de cultura africana no estado, além do espetáculo musical “Ìtàn Òrun Àti Ilé Ayé” na íntegra. O documentário sobre a cultura Yorùbá é uma produção do Grupo Ìbejì e foi vencedor da categoria Música da Região Sul no 3º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (promovido por Fundação Palmares, Petrobrás, Cadon e Ministério Nacional da Cultura em 2014).

A escolha do Mercado para o documentário foi feita em função de seu significado para a cultura Yorùbá em sua relação com Egún Olójà, orixá mascarado que representa os ancestrais e que traz proteção. O espaço central do prédio foi o palco das gravações. “Bastante gente se aproximou, pessoas de terreiro, muitos curiosos. Alguns, mesmo não entendendo o que estava acontecendo, estavam apreciando muito”, conta Ìdòwú Akínrúlí, músico nigeriano fundador do Grupo Ìbejì e diretor do documentário. “A gravação para o DVD foi bem sucedida. Agradeço aos meus ancestrais que me protegeram naquele dia, à Coordenação do Mercado Público, Daniel Fonseca e Antonio Lorenzi, e à Secretaria Municipal de Cultura, Vinícius Caurio e Luciano Medi. E mais um axé para o Mercado Público, para todo o povo brasileiro, os negros e batuques do Brasil inteiro”, finaliza o músico. 

Fundado em 2012, o Grupo Ìbejì procura divulgar a cultura e ancestralidade Yorubá em suas relações com a formação cultural brasileira e rio-grandense através da música e dança. Além do Prêmio Afro, foi contemplado no Fumproarte (2013) e destaque no Prêmio Açorianos de Dança da prefeitura de Porto Alegre (2014). Este será o primeiro DVD do grupo, com lançamento previsto para o início de junho.

 

Foto: Cris Cubas 

COMMENTS