Ousando e mesclando o tradicional com o novo

CHEF ROSAURA FRAGA

 

Ousando e mesclando o tradicional com o novo

 

Dizendo-se “a cara do Mercado Público”, por ser muito simples, a apresentadora de TV e instrutora de culinária. Rosaura Fraga, autora de diversos livros e ministradora de cursos sobre o assunto, acha que a ceia de natal é uma exposição de alimentos. Para ela o importante é a simplicidade,para acertar e receber bem, sem estresse. 

   

     “Gosto de natal, ao contrário de muita gente. Não precisa luxo, pode ser tudo simples. É só entrar no clima, arrumar a casa, é uma tradição”, diz a apresentadora. Ela acha que apesar da culinária viver um momento de muitas novidades, com internet e outras fontes de informação, ainda existe a tradição, que é muito forte. “Pode inovar, mas as pessoas não arriscam quando é tradição – isso não se abre mão. Mas hoje todos querem também criar sua própria história e para que isso seja bem sucedido a gente mistura o novo e o tradicional”, resume. Na prática Rosaura demonstrou a sua tese com três sugestões: mousse de presunto com frutas vermelhas, farofa de coração e bruster recheado com salsichão.

 

Os pratos e suas inovações

 

     Presunto é uma tradição, mas nem todos curtem o agridoce, ainda mais com o sabor forte do cravo, diz ela. Como nosso natal é quente, criou uma receita que tem o apelo da cor de natal e ao mesmo tempo é refrescante, explica em relação à mousse. Já na farofa de coração ela faz uma variação de uma grande tradição que é o sarabulho. “Nem todos gostam de miúdos, mas o coraçãozinho é bem aceito”, diz. Finalmente, para Rosaura a ave bruster aos poucos está tomando o lugar do peru, que é uma tradição americana que o Brasil herdou. Sugere, inclusive, duas aves menores, em vez do peru que toma muito tempo no forno e acaba ressecando. A carne do bruster é mais suculenta. Detalhe: seu recheio não é com farofa e sim com salsichão, assando dentro da própria ave. “Ele empresta umidade para a ave e além disso, o gaúcho adora salsichão”. Para harmonizar, acha que o ideal para uma noite natalina é vinho branco ou espumante.

 

 

Mousse de Presunto com Frutas Vermelhas

 

Ingredientes: 

4 xícaras de  presunto cortado em pedaços, 300g de creme de leite fresco ou creme de leite de caixinha, 2 envelopes de gelatina sem sabor, vermelha dissolvida de acordo com as instruções da embalagem, 800 g de iogurte com frutas silvestres, 1 copo de iogurte natural

 

Complemento:

1 xícara de pepino em conserva bem picado no processador, 1 vidrinho  de cereja em calda escorridas, 1 vidro de cebolinhas em conserva escorridos

 

Modo de preparar:

Bata tudo no liquidificador e coloque em forma decorativa untada com óleo. Deixe gelar e firmar, desenforme e decore com os demais ingredientes. Rende 10 porções.

 

Farofa de Coração

 

Ingredientes:

1 kg de coração de frango temperado cozido, sem gorduras e fatiado, 500g de biscoito salgado moído, 2 colheres (de sopa) de salsa picada, 1 cebola picada, 1 cenoura ralada no ralo grosso, 1 pimentão picado, 1 colher (de sopa)  de orégano, 2 envelopes de caldo de frango em pó, 50g de manteiga.

 

Modo de preparar:

Esquente a manteiga e refogue a cebola e pimentão, até amaciar.  Junte o coração e deixe aquecer. Adicione os demais ingredientes e deixe apenas esquentar. Sirva como acompanhamento de aves.Bruster Recheado com Salsichão

 

Bruster Recheado com Salsichão

 

Ingredientes:  

1 bruster descongelado, 6 linguiças frescas de frango sem pele (salsichão), ½ xícara de passas de uvas.

 

Modo de preparar:

Misture a carne de salsichão com passas e recheie o bruster. Asse de acordo com as informações da embalagem.

COMENTÁRIOS