O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação

ESPECIAL FEIRA DO LIVRO, Lançamentos Literários

 

Organizado pela presidente executiva da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, e pela jornalista e escritora Lilian Dreyer, a obra O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação reúne em 324 páginas análises e questionamentos de 12 dos maiores especialistas nacionais e internacionais sobre o Terceiro Setor, a atuação da sociedade civil organizada e o voluntariado.

O livro apresenta relatos sobre trabalho voluntário e reúne entrevistas e artigos especialmente produzidos para a obra, com nomes como o professor norte- americano Lester Salomon, um dos pioneiros do Terceiro Setor no planeta, a queniana Wangari Maathai, ativista distinguida com o prêmio Nobel da Paz, a filósofa e doutora em educação Terezinha Rios, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, o jornalista André Trigueiro, a psicoterapeuta Flora Bojunga Mattos, o monge budista Lama Padma Samtem e o educador, psicanalista e escritor Rubem Alves. “A obra não tem o objetivo de ser conclusiva, mas abre para questionamentos e faz olhar para o Terceiro Setor de maneira diferente, já que essa mobilização tem alcançado um impacto enorme na economia e no comportamento ético e social das pessoas”, diz Maria Elena Johannpeter. Para Lilian Dreyer “a sociedade civil não quer assistir passiva ou atuar como agente compensatório nas grandes questões nacionais. Ela se organiza e deseja ser artífice das mudanças de toda ordem que o Brasil está necessitando. Ao propor o livro O Quinto Poder e dar suporte à sua realização, a ONG Parceiros Voluntários tem o grande mérito de puxar o foco para um movimento que está demandando um nível de atenção e debate muito mais intenso, adequado à sua relevância”.
Terceiro Setor
Em 2007, o Terceiro Setor ganhou, pela primeira vez, destaque específico na composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A sua participação oficial no PIB é de 1,4%, o equivalente a cerca de 32 bilhões de reais. Um estudo anterior da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, porém, aponta um percentual de 5%.
SERVIÇO DO LIVRO:
Escritores: Lilian Dreyer, Lester Salamon, Terezinha Azerêdo Rios, Wangari Maathai, Jorge Gerdau Johannpeter, Heloísa Coelho, Adriano Naves de Brito, Flora Bojunga Mattos, Nádia Weber Santos, Algemir Brunetto, André Trigueiro, Ricardo Azeredo, Vilmar Berna, Lama Padma Samten, Rubem Alves, Maria Elena Pereira Johannpeter.

COMENTÁRIOS