O prazer de fazer, beber e compartilhar

ACERVA

O prazer de fazer, beber e compartilhar

 Fundada há pouco mais de quatro anos, a Associação dos Cervejeiros Artesanais Gaúcha desde 2007, quando aderiu a um movimento iniciado no RJ no ano anterior, vem congregando e defendendo os interesses dos cervejeiros caseiros do estado.

 

    “Até hoje mantemos esse propósito, buscando fomentar a produção caseira de cerveja e promover o conhecimento, a cultura e a apreciação da cerveja através dos nossos eventos” diz Paulo Dalla Santa, presidente da entidade com mais de 90 associados, todos produtores de cerveja. O perfil dos associados é bastante diversificado, sendo a grande maioria de jovens, com um número cada vez maior de mulheres produzindo cerveja.

   “Como hobbystas, produzimos para nossa satisfação pessoal, pelo prazer de beber e compartilhar com os amigos nossa própria cerveja. Também nos motiva o fato de produzir uma cerveja com liberdade, de acordo apenas com nossos gostos pessoais, sem a necessidade de agradar o mercado.     Desde o princípio, a base da Acerva Gaúcha são os “encontros fechados” – assim denominados porque a participação é restrita a quem produz cerveja (associados ou não) – cujo propósito é promover a troca de informações entre os cervejeiros.

 

Expandir a associação: a meta

     “Duas vezes por ano, realizamos o Encontro Aberto, uma grande festa, em clima de confraternização, onde apresentamos os resultados das nossas produções. Em 2011 realizamos pela primeira vez o Concurso Estadual de Cervejas Artesanais, que escolheu as melhores cervejas dentro do estilo proposto”, diz ele. Anualmente, em junho, as Acervas estaduais reúnem-se em um Encontro Nacional, com simpósio técnico e concurso, sempre coroado por uma grande festa de premiação. Sobre o mercado cervejeiro no Brasil, diz que está em franca expansão, com novos estabelecimentos e cervejarias surgindo a cada dia, com um público consumidor cada vez mais interessado e informado. Para 2012, o projeto é expandir a associação para o interior.

(BEBA COM MODERAÇÃO)

COMENTÁRIOS