O peixe e a tradição

APRECIADORES

O peixe e a tradição

Atrás de peixe, eles são os grandes cultuadores da tradição da Páscoa, um dos momentos de maior movimento do Mercado, ao lado das festas de fim de ano. Mas, com os muitos atrativos das bancas do Mercado, acabam levando outros produtos junto com o sagrado peixinho.

 

 

Germano da Cunha, 81 anos, aposentado. Vive há 60 anos em Porto Alegre e sempre vai ao Mercado comprar peixe

    Agora mesmo eu levo traíra, um bagresinho para fazer um ensopado. Quem faz é a patroa, eu não faço nada, eu compro. Venho aqui faz muitos anos,  trabalhava aqui perto. Sempre venho, porque aqui tem onde escolher e o preço é melhor. Eu compro outras coisas também. Tem uma diferença de preço aqui no Mercado, frios, requeijão, queijo, essas coisas assim é mais barato. Aqui a diferença de preço é boa.

 

 

Julieta Ribeiro, 50 anos, doméstica. A Páscoa, do peixe ao chocolate, é no Mercado

     Eu venho comprar produtos da Páscoa, principalmente o peixe. E para completar o cesto de Páscoa dos netos, a gente também acha aqui. Eu trabalho aqui em Porto Alegre, e sou de Esteio, daí é meu trajeto, eu passo e levo o que preciso. Uma vez na semana eu passo aqui para comprar peixe. Levo filé, merlusa ou pampa, que são dois peixes que eu gosto muito, e também feijão, erva para o chimarrão, essas coisas. Tudo o que tu quer, desde ervas para temperar uma comida, tudo o que tu precisar tu acha aqui no Mercadão. Eu acho que o Mercado é um ponto de referência muito importante para nós, gaúchos. É um patrimônio que deveria ser olhado com mais carinho: todos os representantes do Rio Grande do Sul tinham que dar uma olhadinha a mais para o Mercado.

 

 

 

 

 

Marisa dos Santos, 58 anos, dona de casa. Comprando mais do que peixe para a Páscoa.

     Sempre venho aqui, e geralmente levo filé de peixe, que gosto muito. Faço uma receitinha especial na Páscoa. Eu geralmente gosto de fazer meu peixe assado, e o meu filezinho também no forno. Geralmente venho para comprar peixe. Aí acabo comprando outras coisinhas, não só peixe, gosto muito de comprar os produtos integrais e como meu sorvetinho. É o que eu sempre costumo fazer. Eu venho pegar os peixinhos aqui, porque é um lugar em que eu escolho melhor, tem bastante qualidade de peixe. Venho há muito tempo, há alguns anos. Adoro vir aqui.

 

Fotos: Letícia Garcia 

COMENTÁRIOS