O Mercado hoje

RESTAURANTES E BARES

Os restaurantes do Mercado servem a todos os bolsos e paladares. Os seus cardápios oferecem desde lanches a pratos mais sofisticados — alguns, existentes há décadas e que trazem na história um tempero a mais. O happy hour é garantido com diferentes opções de chopes e petiscos para curtir com os amigos. Vale lembrar que os restaurantes e bares ficam abertos até às 22h, de segunda a sábado*.

 

ESPAÇO DE EVENTOS

Desde o incêndio de 2013, o Espaço de Eventos reúne provisoriamente os restaurantes e a sorveteria que se localizavam no segundo piso, antes da interdição. São cinco estabelecimentos que oferecem ótimos serviços, com cardápios de comida vegana e japonesa, aperitivos, pratos típicos e opções de sorvete artesanal.  Assim como os demais restantes do Mercado, também ficam abertos até às 22h*.

 

CAFÉS E PADARIAS

Para os que fazem compras ou estão apenas a passeio, vale uma pausa para provar as delícias dos cafés e das padarias do Mercado. Opção é o que não falta! Tem a clássica Bomba Royal da Banca 40, os cafés especiais do Café do Mercado, o tradicional sanduíche Farroupilha do Pan-Americano, além dos bolos, pães e tortas das padarias Copacabana e Pão de Açúcar.

 

ARMAZÉNS E FIAMBRERIAS

Além da oferta de produtos populares, o Mercado também concentra uma gama de opções importadas e macrobióticos. A venda de bacalhau também é o carro-chefe de algumas bancas e faz sucesso principalmente na Páscoa e nas festas de final de ano. Vinhos e azeites também são muito procurados. A venda dos produtos fracionados é um atrativo à parte e que faz do Mercado um ótimo custo-benefício para as compras.

 

AÇOUGUES

O churrasco é garantido com os açougues do Mercado. Sempre com ótimos preços, os cortes oferecidos servem a qualquer ocasião — também vale a pechincha para conseguir aquele desconto. As variedades vão além do tradicional, e é possível encontrar cortes dos vizinhos uruguaios e argentinos.

 

DOCES E CONFEITARIA

Algumas bancas são voltadas para a venda de insumos para confeitaria. Os chocolates são a vitrine das lojas que trabalham com variedade de tipos, marcas e tamanhos. Nos períodos de Páscoa e Natal, o movimento é intenso à procura de ingredientes, embalagens e algumas dicas de como deixar as receitas ainda mais deliciosas e garantir uma renda extra com a venda dos produtos. No verão, os ingredientes para a produção de sorvetes fazem sucesso.

 

FRUTAS E VERDURAS

São duas bancas que trabalham com uma grande variedade de frutas e verduras sempre frescas. Além das mais conhecidas, como banana, maçã, uva, é possível encontrar opções mais exóticas como a pitaya. O Mercado também conta boxes voltados para a venda de verduras, legumes e chás, além de produtos orgânicos da Loja da Reforma Agrária.

 

PRODUTOS TÍPICOS

Para os visitantes que vêm de fora do Rio Grande do Sul, o Mercado é um lugar muito propício para um primeiro mergulho na cultura gaúcha. As quatro bancas especializadas em produtos típicos oferecem tudo que é preciso para fazer o chimarrão e outros objetos bem característicos, como os trajes tradicionais e facas artesanais, além de lembrancinhas para levar para casa. Vale ressaltar a variedade de erva-mate, muito vendida a granel.

 

PEIXARIAS

O Mercado é muito conhecido pela venda de pescados. Ao todo, são oito peixarias com uma extensa gama de opções, com boas saídas. Na Páscoa, por exemplo, os peixes inteiros mais pedidos são a tainha e a corvina. Além deles, os filés também são de muita saída, como os filés de abrótea, de tilápia e de pescado.  O ideal é, sempre que possível, antecipar as compras, pois os preços aumentam em épocas especiais.

 

AGROPECUÁRIAS

De mudas de plantas a rações, as agropecuárias oferecem um ótimo atendimento a preços justos. Lá você encontra ração para cães, gatos e pássaros; acessórios para o seu bichinho de estimação, como roupas e coleiras, além de sementes e mudas de plantas para fazer a sua horta em casa.

 

FLORAS

O Mercado é muito conhecido pela sua espiritualidade e por ser um local de grande referência para as religiões de matriz africana. O assentamento do Bará, localizado bem ao centro do Mercado, é um ponto de encontro para celebrações. No comércio, são quatro floras (bancas de produtos religiosos), uma em cada corredor. Nelas, é possível encontrar itens como chás, bazar, velas, incensos, defumadores, ervas e imagens.

 

OUTROS

Para diversificar ainda mais, o Mercado possui bancas especializadas em cachaças (Cachaçaria do Mercado), produtos para aquários (Stanivet Pro Aquarios), produtos orientais (Armazém Japesca), produtos orgânicos (Loja da Reforma Agrária), venda de livros e revistas (Banca de Revistas Julio Mercado), artesanato (Box Asposol); de suplementos (B70 Suplementos) e uma barbearia (Barbearia Central).

*consultar disponibilidade de pratos e atendimento

Fotos: Fabiane Pereira

 

COMENTÁRIOS