HomeEspecial

O Mercado e o verão: dicas quentes para você saborear a estação

ESPECIAL, Verão

 

Porto Alegre tem muitas opções para quem fica aqui no verão. A primeira grande vantagem é que a cidade fica mais vazia, sem os atropelos, correrias, engarrafamentos, filas. O Mercado Público tem várias atrações para aqueles que gostam e preferem um ritmo mais calmo e, com certeza, mais civilizado. Tem de tudo para você passar um verão mais ameno, leve, saudável e saboreando todas as maravilhas da estação.

Saladas: saúde e elegância na mesa
Saladas vão sempre bem, principalmente no verão. São mais leves, nutritivas, contribuem para saúde, e nesta estação quando todos procuram melhorar a silhueta e a estética são procuradíssimas. O Mercado Público é o paraíso dos legumes, verduras, muitas das quais não encontráveis em outros lugares. E o melhor de tudo, fresquinhas. As mais procuradas nesta época são as saladas verdes, cenoura (excelente para a pele, exposta aos raios solares no verão), beterraba, tomate (tanto o cereja quanto o pêra), alface mimosa (branca e roxa), alface americana, repolho e agrião roxos, radicci italiano, entre os mais incomuns que você encontra em algumas bancas do Mercado.

Safra: sai pêssego, entra uva

A safra do pêssego, sem tão festejado na cidade, está acabando e o momento é bom para aproveitar porque fevereiro é a época em que abre a safra da uva. Além de serem de época e fresquinhas, nesta temporada os seus preços também são melhores porque a oferta é alta.

Frutas: simples e exóticas para sucos e saladas
Muito importante é que sejam, preferencialmente, consumidas frutas da época. O verão pede muitos líquidos e as frutas são ideais para você usar e abusar da sua criatividade para fazer sucos. No Mercado, além de limão, laranja, maçã, abacate, mamão, etc, você encontra também frutas exóticas, como caju, acerola, carambola, craviola, lagostim, pinha, pitais e muitas outras. E atenção porque em fevereiro também é a época do figo em tuna e do figo maduro.

 

Salta uma Bomba Royal

A tradicional Bomba Royal e o famoso caldo de frutas da Banca 40

A tradicionalíssima Banca 40 há 81 anos encanta gerações e gerações de porto-alegrenses com os seus deliciosos e tradicionais sorvetes. Sob os cuidados da simpática e elegante Maria Madalena Melo Martins, nora daquele que consolidou a Banca 40 como um dos grande nomes do Mercado Público e da cidade, Manoel Maria Martins. A Banca 40 tem vários sorvetes, mas o mais famoso é a Bomba Royal. Maria Madalena conta que o sorvete nasceu com o seu sogro, nos anos 40, ao juntar a salada de frutas, o sorvete e a nata. Pronto estava criada a Bomba Royal, um nome que faz eferências às bombas da Royal Air Force da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. A partir daí, nas décadas seguintes ficou clássico o pedido dos atendentes da Banca: “Salta uma Bomba Royal”! Os efeitos são devastadoramente saborosos e indescritíveis no paladar, principalmente se acompanhada do delicioso e consistente caldo de frutas, outro produto famoso da Banca 40. “Muita gente toma este caldo pela manhã, substituindo o café”, diz Maria Madalena. A Banca tem outros sorvetes e sanduíches ligths e integrais para o verão, mas não esqueça a Bomba Royal!

 

 

COMMENTS