O gostoso do inverno está aqui

Gastronomia

 

O gostoso do inverno está aqui

 

O inverno gaúcho é rigoroso, mas tem as suas vantagens. É hora de usar e abusar da imaginação e fazer desde os pratos mais tradicionais da estação, aos mais simples. Hora de pipoca, pinhão, quentão, mocotó, feijoada. O Mercado é um mundo à parte e uma festa para quem gosta de apreciar as delícias do inverno.

 

Feijoada e Mocotó, os campeões de preferência

“Sai muito feijão branco e linguicinha fina para fazer mocotó”, informa Luciano Sauer, da Banca 17. O famoso prato ainda leva pata, coalheira, tempero verde, ovo cozido. Já para a feijoada, o feijão preto reina absoluto. Aí já entra pele, pata, rabo, bacon, charque, costela defumada, couve, laranja, farofa. E como diz Luciano, “o bom do Mercado é que tem os produtos a granel para escolher à vontade as quantidades.”

A reportagem do Jornal do Mercado fez um levantamento de preços dos ingredientes de uma boa feijoada para duas pessoas, que chega ao custo máximo de R$ 10,00. Anime-se e vá às compras no velho Mercado. Tem coisas que você só encontra nele.

 

ENCONTRE TAMBÉM:

Linguiça mignon, muito usada para servir antes ou fritinha, linguiça paio (mais grossa).

E mais: pinhão, cravo, canela, açúcar mascavo (para fazer pé de moleque), cravo moído (para ir em cima da canjica), coloral, açafrão, noz moscada (para sopas), folha de loro, pimentas, farinha de amendoim (para fazer paçoquinha)

COMENTÁRIOS