O despertar de uma nutricionista

Antonia Cunha

Formada em Nutrição pelo IPA e atualmente dá aulas no Curso de Cozinheiro da Faculdade Senac, além de prestar atendimento particular como nutricionista, coach e consultora em serviços de alimentação.


COZINHANDO COM O SENAC, por Faculdade Senac Porto Alegre

O povoado de Cumaru, no Maranhão, fica a 650 km da capital São Luís. É uma pequena zona no interior do estado nordestino que abrigou por quase duas décadas Antonia, uma jovem decidida a ser nutricionista, vontade que despertou logo após assistir a uma reportagem na televisão aos 14 anos. Quatro anos mais tarde, tomada pelo desejo de fazer a faculdade de Nutrição e pela paixão pela cozinha, a maranhense rumou para o Sul do país em 2001 e, de Porto Alegre, não saiu mais.

O primeiro “Cozinhando com o Senac” de 2019 é com Antonia Cunha, professora do Curso de Cozinheiro da Faculdade Senac Porto Alegre. Formada no IPA, a docente também é pós-graduada em Nutrição Esportiva, Gestão de Segurança dos Alimentos e Terapia Nutricional, além de ser mestranda em Alimentos na Ufrgs. Com 36 anos, a professora acumula cursos e já trabalhou em diversos locais.

O interesse pela gastronomia, a professora não hesita em responder, está com ela desde os sete anos, quando “já inventava comida”. A sua irmã, Sueli, era a “cobaia”, pois tudo o que a jovem experimentava na cozinha era antes provado por ela, até mesmo as “gororobas” —segundo Antonia, a irmã “não gostava de jogar nada fora” (risos).

Alguns anos após desembarcar na capital gaúcha e formar-se em Nutrição, ela trabalhou como personal diet, fazendo atendimentos a domicílio, e foi responsável pela parte de qualidade e boas práticas no restaurante da fábrica General Motors (GM) em Gravataí. Antes de se tornar professora do Senac, Antonia passou pelo Sesc, no qual trabalhou por dois anos. Ela conta também que, nesse período, também deu aulas em cursos técnicos no IPA e se especializou em coaching na Sociedade Latino Americana de Coaching (Slac).

Atualmente, a professora comanda as aulas de boas práticas, gastronomia sustentável, gestão da gastronomia e princípios de nutrição no Curso de Cozinheiro da Faculdade Senac, além de fazer atendimentos em um consultório como nutricionista. Amante da cozinha, da leitura, da natação e dos temperinhos que planta com o seu marido, a nordestina traz nessa edição de janeiro receitas de verão refrescantes, para começar o ano mais leve.

 

Quinoa colorida refrescante

Ideal para levar de marmita, leve, proteico e crocante.

Ingredientes

50 g (5 col. de sopa) de quinoa branca

50 g (5 col. de sopa) de quinoa vermelha

50 g (1 unidade) de cebola

100 g (1 unidade pequena) de cenoura

100 g (1 unidade pequena) de pepino japonês

2 col. de sopa de azeite de oliva

4 folhas de cebolinha verde

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Coloque a quinoa em uma panela com água e cozinhe por aproximadamente por 10 minutos, até secar a água e até que o grão esteja macio. Corte a cebola, refogue no azeite e acrescente a quinoa, o sal e a pimenta. Retire da panela e deixe esfriar. Misture a cenoura crua ralada, o pepino cortado em cubos e a cebolinha à quinoa refogada.

 

Salada crocante

Prato único, ideal para o verão por ser leve, rico em fibras, gorduras monoinsaturadas e vitamina E, favorece o emagrecimento e é fácil de fazer.

 

Ingredientes

4 folhas de alface americana

4 folhas de alface roxa

6 folhas de rúcula

100 g de mozzarella de búfala

50 g (1 unidade) de avocado

100 g de manga

100 g de tomate cereja

2 col. de sopa de azeite de oliva

1 laranja

50 g de semente de abóbora sem casca e sem sal

50 g de nozes

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Para o molho, esprema a laranja em um bowl e acrescente o azeite de oliva, o sal e a pimenta. Higienize todas as folhas e frutas. Corte a manga e o avocado em cubos.Corte os tomates cerejas pela metade.Rasgue as folhas. Acrescente todos os ingredientes em um bowl, coloque o molho e misture.

 

“Suchá” de hibisco com melancia

Diurético, rico em vitamina C e licopeno.

Ingredientes

1 xícara de chá de hibisco

200 g de melancia

 

Modo de preparo

Faça o chá de hibisco, deixe esfriar e bata no liquidificador com a melancia. Sirva gelado. Rende um copo.

 

 

Fotos: João Rosa

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS