Novo livro de Paula Mastroberti

 

BANCA DA CULTURA

Por Emílio Chagas

 

 

 

Novo livro de Paula Mastroberti

    A editora Artes e Ofícios acaba de lançar mais uma obra de Paula Mastroberti (dois troféus Açorianos e um Jabuti), Cinderela – uma biografia autorizada. Escrito e ilustrado pela própria Paula, o livro é uma bem humorada (e imaginativa) versão da Cinderela. Escreve a autora: ‘Não sei se é a verdadeira história de Cinderela. Mas me garantiram que foi autorizada pela própria. E você, o que acha? Se souber de outra versão, me conte imediatamente!’

 

 

 

 

FestiPoa Literária

 

     A 5ª edição da FestiPoa Literária teve pré-estreia dia 31 de março com a presença de escritores e poetas, quando foi lançada a sua programação. O evento tem como homenageado, neste ano, o dramaturgo, tradutor, ficcionista e professor Ivo Bender e será realizada de 18 a 28 de abril. Um dos grandes momentos culturais da cidade, a festa literária reúne no mesmo tempo e local uma programação artística variada e diversidade de escritores – desde autores que acabaram de estrear até nomes consagrados e premiados, nacional e internacionalmente – para debater e refletir sobre a produção literária contemporânea. Entre os mais de cem autores convidados, figuram nesta edição nomes como Henrique Schneider, Antonio Carlos Secchin, Armindo Trevisan, César Aira, Heloísa Buarque de Holanda, Ivan Izquierdo, Joca Reiners Terron, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Tatit, Marcelino Freire, Márcia Denser, Marina Colasanti, Mário Prata, Martha Medeiros, Miguel Sanches Neto, Paulo Lins, Paulo Scott, Rafael Coutinho, Regina Zilberman, Santiago, Sérgio Sant’Anna e Sérgio Vaz. Leituras, lançamentos, oficinas, exposições, debates, shows, espetáculos de teatro, filmes, recitais, performances: tudo realizado para festejar a literatura, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados. As atividades acontecerão em vários pontos da cidade: Palavraria, Casa de Cultura Mario Quintana, Salão de Atos da Ufrgs (Sala II), Goethe Institut, Cinebancários, Sintrajufe-RS, Casa de Teatro, Centro Cenotécnico e Ocidente Bar. Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária tem produção e realização é do jornal Vaia.

 

 

 

 

Atrações do Instituto Göethe

 

      Espaço cultural que vem sistematicamente se afirmando, o Instituto Göethe está com uma intensa programação para os meses de abril e maio. Destaco a palestre do professor Voltaire Schilling Uma Noite com Frederico, o Grande, dia 10 de abril, Sarau Erótico: um prazer literário, dia 12 (dentro do Festipoa), a leitura dramática de Quem Roubou Meu Anabela, de Ivo Bender (também dentro do Festipoa, dia 24 de abril, A Dramaturgia e a Ficção de Ivo Bender, importante debate sobre a obra do dramaturgo gaúcho com Marcelo Adams e Léa Masina,também dia 24.

COMENTÁRIOS