Nova fase do Programa de Alimento Seguro no Mercado

 

SAÚDE

 

Nova fase do Programa de Alimento Seguro no Mercado

 

     A preocupação com a higienização em bares, restaurantes e bancas no Mercado Público está cada vez mais acentuada. Isto por questões fundamentais como saúde e qualidade nos serviços prestados. O programa PAS segue em sua segunda etapa, avançando para bares e restaurantes, garantindo a segurança alimentar.

     O Mercado Público Central de Porto Alegre, pioneiro na implantação do projeto PAS, avança para o segundo momento do cronograma. Agora o Mercado como prédio, terá que se adequar as normas e especificações do programa. O projeto passa a atender ainda neste momento lancherias e restaurantes. Segundo Roger Clafke, o projeto já apresenta resultados bem positivos. “Peixarias e açougues já finalizaram as primeiras etapas, agora vamos começar uma segunda etapa de consultoria e auditoria. Com as mercearias já estamos finalizando o processo de consultoria e agora em junho devem acontecer as auditorias do PAS. É com muita satisfação que devemos ter algumas empresas, não todas, mas algumas que já terão condições de obter a certificação”, explica o coordenador do Projeto Sebrae no Mercado Público.

     Para a segunda etapa do programa, a SMIC convidou a médica veterinária Cláudia Ache Saldanha de Souza para coordenar e fiscalizar o processo de reestruturação da higienização do prédio. O processo vai além da preocupação com a manipulação dos alimentos, estendendo-se também a questões mais amplas e estruturais. Ela, que conhece o Mercado pelo trabalho já realizado junto a secretaria de saúde, está consciente dos desafios a serem enfrentados.  “Basicamente, tudo que envolve a higienização do Mercado Público como um todo, como sanitários, vestiários, salas de lixos, controles de pragas, o sistema hidráulico, parte de esgoto, toda parte que envolve os resíduos de lixo, os horários de recolhimento, as formas de recolhimento, a forma de entrega, o aproveitamento, até a questão da reciclagem do óleo. Enfim, vamos tomar esse diagnóstico e pegar de banca em banca o que tem para contribuir, o que eles enxergam o que é da parte delas e do Mercado Público”, conclui Cláudia. Tudo para que o Mercado melhore ainda mais sua estrutura, garantindo boas práticas de manipulação.

COMENTÁRIOS