Natal sem açúcar, mas com afeto

Natal sem açúcar, mas com afeto

 

Janete Syka, culinarista há 27 anos, professora da Cozinha do Confeiteiro e colunista do Jornal do Mercado, conhecida por suas receitas, desta vez recomenda um natal diet e muito cuidado com o açúcar. Ela se emociona quando fala do Natal, para ela um momento de união familiar, de confraternização. “Ninguém mais pensa no Natal, ficou uma coisa muito comercial, as famílias estão se dispersando. Primeiro vem o amor, a paz, e depois o presente”. De origem polonesa, lembra que no seu país a refeição natalina é feita quando surge a primeira “estrelinha” no céu. E a mesa é o dia inteiro funcionando.

“Hoje quase todo mundo teria que fazer restrição do açúcar, procurar usar mais adoçante. Quanto mais idade vai se adquirindo se os hábitos não mudarem, podem prejudicar a saúde. Hoje em dia o próprio Mercado tem uma quantidade enorme”, informa. Janete diz que se iniciou no mundo diet por influência da professora Helena Chemanovitch, uma especialista no assunto. Aposentada e não ministrando mais cursos, Helena cedeu para Janete todas as suas apostilhas.

A preocupação dela é com diabetes. Por isto, suas receitas aqui são para evitar glicose, especialmente para aqueles que não podem comer um panetone ou uma trufa. Já adianta que no verão vai passar “receitinhas diet” para seus leitores da sua coluna no Jornal do Mercado. Por isto ela sugere uma ceia com legumes, verduras e pouco amido. E frutas, claro, principalmente as que possuem pouca frutose.

Para o Ano Novo, Janete indica uma receita para um Ano Feliz!

Ingredientes: torne 12 meses completos. Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja. Corte cada mês em 28, 30 ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhe todos ao mesmo tempo. Prepare um dia de cada vez com os seguintes ingredientes:

uma parte de fé; uma parte de paciência; uma parte de coragem; uma parte de trabalho

Junte a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade. Misture bem, com uma parte de coração, uma parte de meditação e uma parte de entrega. Tempere com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de ação, e uma boa medida de humor.

Cozinhe bem, ao fogo de uma alegria radiante. Guarneça com um sorriso e sirva sem reserva.

 

Panetone diet

 

Ingredientes: 1 tablete de fermento biológico fresco; 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de adoçante dietético ; ¼ xícara (chá) de água morna ; 1 pitada de sal; 1 ovo; 2 ½ colheres (sopa) rasas de margarina light ; ¼ xícara (chá) de leite desnatado; 250 gm de farinha de trigo; 50 gm de uvas passas; ½ colher (chá) de essência de panetone

Preparo: Em uma tigela coloque o fermento, uma colher (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de adoçante retirado da ½ xícara (chá) e a água. Misture bem e deixe crescer até obter uma massa esponjosa (+ ou – 15 minutos). Acrescente o restante dos ingredientes e bata muito bem até formar bolhas. Coloque em forma de papel própria para panetone de 500 gm e deixe crescer até dobrar de volume (+ ou – 40 minutos). Asse em forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 40 minutos.

Rendimento: 1 panetone de 16 porções, cada porção com 87, 83 kcal cada.

 

Trufas dietéticas

 

Ingredientes: 3 barrinhas de chocolate dietéticos (99 gm); 7 colheres (sopa) de leite desnatado; 4 colheres (sopa) rasas de requeijão light; ½ colher (sopa) rasa de adoçante dietético; 4 colheres (sopa) rasas de farelo de trigo batido no liquidificador e peneirado; 2 colheres (sopa) de achocolatado  

Preparo: Coloque o chocolate e o leite numa tigela e leve ao banho-maria para derreter. Bata o chocolate com o requeijão e o adoçante. Adicione o farelo de trigo e misture bem. Leve ao refrigerador por 30 minutos. Faça bolinhas e passe-as no achocolatado ou modele em forminhas com o chocolate diet. Rendimento: 20 trufas com 34,66 kcal cada.

Dicas: Temos no Mercado, vários tipos de adoçantes em pó.

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