Mercados Floridos de Medellín

MERCADOS DO MUNDO

Plazeta das Flores

Mercados Floridos de Medellín

Medellín é a cidade do artista Fernando Botero, conhecido mundialmente e atualmente com uma exposição em Porto Alegre.

   No mercado central, 120 anos de história, podemos encontrar as flores típicas de Medellín. Ao contrário de Bogotá, onde as rosas são rainhas, aqui flores mais modestas reinam soberanas. Dependendo da época a cor dominante varia. A Colômbia exporta mais de um bilhão de dólares em flores todos os anos; na conta mais de um terço corresponde à venda de rosas. Uma dúzia de rosas selecionadas vale entre 50 a 80 dólares.

Todos os acessórios para a execução dos arranjos, magníficos, pelas floristas estão disponíveis. Os vasos, as cestas, as fitas, os detalhes para decoração, os vimes, todo o necessário para montar uma obra de arte.

Ao lado das carnes, tanto de gado como de cerdo, encontramos os frangos caipiras alimentados com milho, as linguiças e chorizos; vizinhos das batatas, das cebolas e dos temperos essenciais à preparação dos pratos regionais: principalmente das “bandejas paesa”. O sancocho, ensopado tradicional, mistura tudo o que sobrou na despensa, mas o que não economiza são as calorias. Nos pequenos bares, refeições populares com arroz, frango, frijoles — feijão —, são servidas com banana frita e com abacate — a fruta entra nas saladas.

   Como complemento não faltam as “arepas”, feitas com farinha de milho podem ser recheadas com presunto, com queijo. É complemento, como pão, em qualquer refeição do dia a dia por aqui.

Mas as flores continuam rainhas. Os Fuji —, lembra o crisântemo —, com quatro cores, custam 5 reais o pacote com 10 unidades. As margaridas, os pompons na coloração branca e amarela, as açucenas lembradas nos matrimônios, estão por perto. A flor de ajo não pode faltar na época do Natal e na Festa dos Reis Magos. O lírio, bem mais dispendioso, surge entre cravinas, estrelas de Belém e os pinochos.

Podemos adquirir as cores em natura ou nos estandes das floristas comprar arranjo já pronto. Encontramos artistas especializados na decoração. A festa das flores é ícone de Medellín.

      O clima, o privilégio da topografia e da localização, tudo favorece e torna Medellín uma cidade agradável e bonita. Uma vista ao Jardim Botânico, perto da Universidade de Antioquia, permite a realização de passeio agradável. Circular entre orquídeas, bromélias, azaléias, antúrios, zingiberales e até plantas carnívoras que se alimentam com insetos. Aqui são ministrados cursos básicos de jardinagem e do uso medicinal das plantas. Será preciso retornar para descobrir as graças de Medellín, a cidade da eterna primavera.

COMENTÁRIOS