Mercados da pimenta — valiam o peso em ouro

Após a colheita, os frutos da pimenteira são secos e preservados com as sementes, depois são colocados em sacos revestidos para remessa aos tradicionais mercados.

 

MERCADOS DO MUNDO, por Felipe Daiello

 

As pimentas, desidratadas, moídas, são adicionadas a pastas com curry ou com outros produtos: começa, assim, tradição culinária centenária. Na Índia, dão cor, sabor e calor picante às tradicionais refeições. Inclusive são usadas com exagero até no café da manhã. É necessária uma rápida adaptação do estrangeiro que chega. Não é fácil.

Na rota das especiarias, muitos mercados podem ser citados, inclusive Marco Polo fez referência à ilha do Ceilão, a Taprobana dos Lusíadas e dos gregos, bem como a Cochin e Craigmore, no sul da Índia. São locais exigindo novas e atuais diligências. No Iêmen, o porto de Áden, depois Dubai, nos Emirados, são locais para compra de especiarias.

A Bolsa de Compras de Pimenta, fundada em 1777, na cidade de Cochin, ao sul da Índia, até hoje mantém as tradições: pregões, nos quais comerciantes, aos gritos, iniciam os negócios que terminam com aperto de mão na conclusão de negociação, podem ser acompanhados. O telefone em parte substituiu os processos de troca.

Foto: Felipe Daiello

Recorde que Cochin foi baluarte da Cruz Portuguesa até ser tomada pelos holandeses. Muitos séculos antes, fortunas foram feitas pelos negociantes, caravanas cruzaram o deserto para levar os produtos até os consumidores finais. Portugal, ao descobrir o caminho para as Índias, passando pelo Cabo das Tormentas, iniciou etapa áurea para Lisboa. O bloqueio otomano a partir de Istambul, era quebrado.

Em 1580, a capital lusa era o porto mais importante e movimentado do planeta. Depois começou lenta decadência em favor de Amsterdã e depois para Londres, capital que comandará os mercados do mundo após a ascensão da dinastia vencedora dos Tudors.

Hoje, em Goa, é possível, nos mercados, verificar a importância da colonização e a influência de Portugal. Os comerciantes portugueses transportavam novas plantas e frutas para outras colônias. Foram responsáveis por trazerem das Américas a pimenta vermelha, do gênero Capsicum, enquanto levavam da Índia o coqueiro e outras frutas tropicais. A adaptação foi surpreendente. Outra especiaria foi acrescentada à cultura indiana.

Antigos

COMENTÁRIOS