Mercado recebe evento gastronômico

Na última sexta-feira (13) aconteceu o encerramento da “peiX)aria”, na Ciao Pizzeria Napoletana. O evento contou com uma semana voltada à gastronomia do pescado, tendo como objetivo ressignificar a lembrança e o uso do peixe na dieta das famílias.

Na ocasião, foi lançado o e-book “peiX)aria Receitas e Histórias do Sul”, que apresenta as receitas de seis equipes de alunos das faculdades de gastronomia Unisinos, UCS Caxias do Sul e UCS Região das Hortênsias, Iergs Uniasselvi, UERGS Encantado e Unirriter selecionadas no Desafio Gastronômico Universitário, realizado na segunda-feira (09). Eles foram desafiados a cocriar receitas culinárias com pescado e ingredientes típicos.

Luciana Braun Reis e Maria Inês Möllmann (idealizadoras), Fernanda Prates Barbosa Pereira Maidana e Bárbara Martins (acadêmicas Uniritter, duas das vencedoras do Desafio Gastronômico Universitário), Jacqueline Kalkmann (chef da banca avaliadora).
Foto: Letícia Garcia

 

A estudante Barbara Martins foi uma das participantes do concurso. Ela e sua colega Fernanda Barbosa trouxeram uma receita de pastel de tilápia com pesto. Para elas, a experiencia do desafio foi muito boa e possibilitou a integração com estudantes de outras universidades. “Foi muito legal participar desse desafio. Desde que fomos convidados, ficamos bastante entusiasmados e foi incrível, tivemos todo o apoio dos nossos professores, e da organização do evento”, diz Bárbara.

O peiX)aria foi lançado em 25 de junho, cocriado pela gestora de projetos Maria Elisabete-Haase Möllmann, pela assessora de comunicação Maria Inês Möllmann e pela empreendedora na Sai Dessa – Economia Criativa Luciana Braun Reis com o objetivo de mobilizar a cadeia do pescado no Estado.

“O nosso projeto surgiu para juntar competências e partilhar conhecimento. Então a ideia é que a gente possa ter momentos como esse onde as pessoas possam se encontrar e se articular e ver o que as outras estão fazendo. Estamos contentes com essa “conversalhada” e vamos continuar”, comemora Maria Inês.

COMENTÁRIOS