Mercado Público reabre com festa nesta terça-feira

Mercado Público reabre com festa nesta terça-feira

 

Após 38 dias de intervenções e melhorias, desde o incêndio que consumiu parte dos estabelecimentos do andar superior, o Mercado Público reabre nesta terça-feira, 13, quando 73 das 110 bancas estarão à disposição dos porto-alegrenses e visitantes. Trata-se da primeira das três etapas  para a recuperação total do Mercado e que será marcada com um ato às 10h, com a presença do prefeito José Fortunati, autoridades, permissionários, representantes dos órgãos que contribuíram para agilizar a reabertura e público em geral.

A reabertura foi confirmada na sexta-feira, 9, pelo prefeito depois da vistoria do Corpo de Bombeiros. “A cidade estava esperando essa notícia. Todos os envolvidos trabalharam unidos para devolver à população o mais rápido possível o grande patrimônio que é o Mercado Público”, manifestou Fortunati, destacando a atuação em parceria dos permissionários, órgãos da prefeitura, governo estadual, por meio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e CEEE, e o apoio manifestado pela presidente Dilma Rousseff. A recuperação e modernização de toda a área  do Mercado, previstas para o primeiro semestre do ano que vem, terão aporte de R$ 19,5 milhões do governo federal, conforme reafirmou a presidente, durante a visita realizada no Estado no fim de semana.

 

Atrações – A reabertura do Mercado será marcada por atrações culturais e uma bênção pelos representantes do grupo inter-religioso da Capital. A partir das 9h30 o público será recepcionado no Largo Glênio Peres pela Banda Municipal de Porto Alegre, que apresentará um repertório destacando  músicas com temática da cidade. Após os pronunciamentos a atração será o Clube do Choro, enquanto as autoridades e público presentes serão convidados a deixarem suas mensagens em um painel interativo instalado no local.  A Coordenação de Memória da Secretaria Municipal da Cultura participa com a exposição “Quatro Incêndios e uma Enchente: Nosso Mercado Resiste”, que registra outros sinistros ocorridos no espaço.

 

As atrações culturais no Mercado seguem  de quarta a sexta-feira desta semana, com shows de Lourdes Rodrigues – Violão e Voz, Poa Sax e Camerata Pampeana, sempre a partir das 17h.

 

Turismo – O atendimento do Centro de Informação Turística (CIT), da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), instalado na loja 99, térreo do Mercado Público, volta a operar nesta terça-feira, das 10h às 18h. A partir da quarta-feira, 14, o centro de informação opera regularmente, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. O Mercado Público estava fechado para as obras de recuperação devido ao incêndio ocorrido no dia 6 de julho deste ano. 

 

A venda de bilhetes para o city tour Linha Turismo no local também será restabelecida a partir da terça-feira. Outro ponto de venda de passagens para o passeio, no Centro Histórico, é o Chalé da Praça XV. 

 

Foto: João Fiorin/Arquivo PMPA

 

Fonte: http://bit.ly/16b1PiW 

COMENTÁRIOS