Mercado Público, Prêmio Compahc 2009

Reconhecimento

 

Mercado Público, Prêmio Compahc 2009

 

O Prêmio do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural, COMPAHC, é uma homenagem a todos os colaboradores, personalidades, empresas e instituições que empreenderam ações de preservação da memória local, resgatando e valorizando o Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre. Entre os 24 agraciados de 2009 nesta premiação, destaca-se o Mercado Público – 140 anos, por ser o espaço mais querido da cidade, reconhecido como o coração do nosso Centro Histórico.

Para Rita Chang, a presidente do COMPAHC, o Mercado por ser o prédio mais antigo, é também o ícone do Centro Histórico de Porto Alegre. “É fundamental, o mais visitado tanto pelos porto-alegrenses, como os turistas. Nós, do COMPAHC, estamos fazendo todo o esforço para qualificar ainda mais o Mercado. Já aprovamos o deck que vai funcionar junto ao Largo Glenio Peres e o estacionamento provisório durante o mês de outubro, quando vão haver vários eventos”, informa ela.

Rita aposta na direção de Porto Alegre como destino turístico, especialmente no Centro Histórico onde, para ela, o Mercado desempenha um papel fundamental. Para potencializar ainda mais esta função, também tem muitas expectativas com a aprovação da reforma do Cais do Porto e a conclusão de várias obras arquitetônicas-culturais em andamento na região. “O Mercado, além de ser um espaço de socialização, apresenta produtos diferenciados”, conclui ela.

Feliz com o prêmio, Gabriel Mendo da Cunha, o novo presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, diz que ele veio em boa hora, nas comemorações dos 140 anos do Mercado Público. “O Mercado é um patrimônio histórico da cidade, do povo gaúcho. Esse prêmio é importante para os mercadeiros, mostra o carinho que o povo gaúcho tem pelo seu patrimônio. E essa mudança que institui o Centro Histórico valoriza ainda mais o Mercado”, afirma Gabriel.

COMENTÁRIOS