Mercado Público com nova coordenação

Mercado Público com nova coordenação

Antonio Lorenzi é o novo coordenador de próprios da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). Lorenzi assumiu no final de agosto o lugar de Ivair Mainart.

 

Natural de Encantado, Antonio Lorenzi é formado em Direito e já foi prefeito de sua cidade, deputado estadual por 15 anos e presidente da Cia. Carris até 2010. Chefe de gabinete do vice-prefeito, acompanhou os trabalhos para reabertura do Mercado desde o domingo de 7 de julho, dia seguinte ao incêndio. “Concluída esta etapa, eu imaginei que estivesse também concluída minha missão. Mas o sr. prefeito me consultou se eu toparia administrar os próprios da secretaria. É mais um desafio, eu aceitei”, conta. Pouco depois, foi designado para coordenar a comissão de restauração do Mercado. Lorenzi adianta que a intenção é adequar todo o restante do Mercado à parte restaurada, incluindo melhorias como a troca do piso e a resolução do problema de esgoto e escoamento d’água. “São melhorias que temos no horizonte, que pretendemos fazer para, como diz o prefeito, entregar à cidade um Mercado Público melhor do que estava antes de ser sinistrado”, diz.

Antes do incêndio, a relação de Lorenzi com o Mercado era pequena. “Depois do dia 7 de julho eu fui conhecendo o Mercado. E costumo me apaixonar por aquilo que faço, só faço aquilo que gosto. Eu vejo o Mercado Público realmente como um ícone da cidade”, diz. Lorenzi ressalta a importância cultural e econômica do Mercado, citando que alguns trabalhadores do entorno perderam até 80% do movimento no tempo em que ele esteve fechado. “O Mercado Público realmente é um espaço indispensável para a população de Porto Alegre. Se esta é a vontade da população, é a minha vontade, é o meu desejo transformar este espaço num espaço melhor. E nós vamos fazer isso”, finaliza.


Foto: Letícia Garcia

 

COMENTÁRIOS