HomeMercados do Mundo

Mercado Egípcio de Istambul, o Grand Bazaar

Apesar das diversas versões, a placa na entrada do mercado de Istambul indica que, em 1453, o grande bazar foi ali instalado. O antigo mercado de Constantinopla, antes da tomada da cidade pelo sultão Maomé II, ainda tem a sua localização como desconhecida.

 

MERCADOS DO MUNDO, por Felipe Daiello

Durante séculos, incêndios, terremotos e mudanças políticas e de consumo alteraram e expandiram o formato do maior mercado coberto do mundo. O número de lojas varia de 1,2 mil a 4 mil, depende de como é feita a contagem. Mais de 20 mil pessoas trabalham para uma média de 500 mil clientes por jornada.

Situado na parte asiática da cidade, perto do local de onde saem os barcos de passeio pelo Mármara, o mercado está dividido em áreas bem definidas, cada uma com um tipo de negócio diferente. Importante o planejamento antes da visita, para não ficar perdido nas ruelas internas, ainda mais que temos várias portas para a entrada e para a saída. Estando interessado nos itens de alimentação de cada dia dos habitantes, nosso percurso vai para os setores dos queijos, dos laticínios, dos cereais, dos peixes, das carnes e das verduras.

Os turistas tomam direção oposta, preferindo as áreas das especiarias, das bijuterias, das joias e dos artigos de ouro. Depois de muito circular, definindo o que comprar, guardando preços, aperfeiçoando a arte da pechincha, talvez seja melhor retornar mais tarde; guarde o cartão da loja, o que facilita a orientação para o retorno.

Mas uma recomendação é importante, não inicie a negociação se não pretende comprar o artigo em discussão. Os vendedores ficam furiosos se você desiste no meio das transações. Cuidado ao aceitar gentilezas como cafés, chás, refrigerantes e baclavas, elas reduzem as nossas defesas.

Na compra de artigos de ouro, é necessário atenção e certos cuidados. A diferença no quilate da peça é outra dificuldade para o neófito comprador, incapaz de distinguir entre 18 e 22 quilates, principalmente com a farta iluminação dos mostradores.

Nos cordões trançados, sempre em oferta, como são fabricados por máquinas, possuem estrutura metálica interna e cobertura ou depósito de ouro. No peso total do cordão, o teor de ouro é bem menor do que o indicado pela balança de precisão. Escolha uma loja com referências que forneça garantias confiáveis. Não tenha pressa para concretizar uma boa compra.

Depois, podemos adquirir o açafrão, as pimentas, os condimentos preferidos, as tâmaras, o pistache e, como extravagância, o legítimo caviar iraniano embalado a vácuo. Para outro gênero de comprador compulsivo, artigos de algodão, como camisas, têm qualidade e preço favoráveis, mesmo com marcas de grife.

A boa mão de obra e o algodão importado do Egito fazem a diferença. Blusas de seda merecem a atenção, bem como os artigos de couro, como os leves casacos fabricados com couro de cabras.

Sobrando tempo, o que não é fácil, temos ainda o setor dos tapetes, das bijuterias, dos doces tradicionais, dos cafés e dos chás. Realmente é preciso retornar, nossos passos estão exaustos e ainda não compramos os amuletos encomendados, para combater os maus-olhados. A lista dos solicitantes é imensa.

[newslleter]