Mercado de Saint John no Canadá – News Brunswick

 

MERCADOS DO MUNDO

Mercado de Saint John no Canadá – News Brunswick

Por Felipe Daiello

       O velho Mercado de Saint John, inaugurado em 1876, pegou fogo em 1877. Recuperado hoje está interligado por túneis e escadas rolantes aos shoppings anexos.

  

 

       O inverno rigoroso exige facilidades para o deslocamento da população de Saint John. Pelas fotos da época, poucos prédios resistiram à calamidade. Oito igrejas, bancos, os prédios principais foram consumidos pelo fogo.

       No City Market podemos encontrar os típicos produtos locais, essenciais para o preparo dos pratos prediletos em New Bruswick. Além dos peixes do Atlântico Norte; frescos, defumados, preparados com diversos condimentos, não falta o tradicional lobster — lagosta com tenazes imensas. Receitas locais no preparo são interessantes. Duas gastronomias, a inglesa e a francesa, são alternativas. Não podemos reclamar.

       O xarope da maple, cuja folha é símbolo visível na bandeira do Canadá, está presente. O açúcar da seiva da árvore símbolo aparece em doces, biscoitos e pães. Os bolinhos de salmão são para lanches rápidos e para turistas gulosos.

       Uma alga colhida nas praias, depois de seca ao sol, tostada em fogo rápido é o “produto local”. As vantagens do seu uso na alimentação enchem as páginas do anúncio que a vendedora me entrega. Aceito as amostras para degustação.

       Crocante, tem leve gosto de peixe. Podem ser usadas como aperitivo ou remédio. ─ como aperitivo ─ foi o comentário positivo.

       As tradicionais berries aparecem como frutas, em sucos, em doces, tortas e biscoitos. Não esquecer os doces e confeitos de maple ─ “sirup”.

       Frutas secas, maçã, a cidra tradicional, os calvados, aguardentes, patês de ganso, de pato e até chucrutes, estão à nossa disposição.

       Nos mostruários, além de todos os tipos de corte de carnes, dos filés de peixe ao natural, resfriados ou congelados, também encontramos comidas prontas para o consumo. A higiene é total; completa a decoração das apresentações. Não é possível escapar às tentações da gula. Aqui, o pecado é virtude e a curiosidade a mestre-cuca.

COMENTÁRIOS