Empresa para instalação do equipamento foi contratada pela Ascomepc em final de julho. Parte da etapa final do PPCI, itens devem estar instalados em cerca de 100 dias.
O contrato com a empresa Firebee, de monitoramento e alarmes, foi assinado pela diretoria da Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que representa os mercadeiros, no dia 23 de julho. A empresa contratada usa um sistema de equipamentos sem fio da WDTA e tem no histórico a instalação de detectores de fumaça e alarmes de incêndio sem fio em outras estruturas tombadas, como a Catedral Basílica de Salvador/BA. “É equipamento de primeiro mundo, o sistema é fantástico. Serão 452 detectores de fumaça, mais alarmes e transmissores”, declara Adriana Kauer, presidente da Ascomepc.
Esses itens fazem parte do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), ao qual o Mercado deve se adequar para a reabertura do segundo piso. Os detectores serão instalados internamente em cada banca do Mercado e também nos espaços comuns, incluindo o telhado do prédio. Eles estarão interligados a uma central, com o status de cada detector, na Coordenação de Próprios da SMDE, que administra o prédio, assim como na Ascomepc, e cada membro da diretoria da Associação ainda terá disponível um acompanhamento pelo celular.
“A cereja do bolo é que nós conseguimos negociar um telão, com monitoramento em tempo real, que será pendurado no meio do Mercado. Então não só a Associação e a Coordenação vão saber o que está acontecendo, como qualquer pessoa que entra no Mercado”, conta Adriana. A manutenção dos equipamentos também já está prevista em contrato. A instalação deve ser concluída em até 100 dias.
Última fase do PPCI
O custo do sistema de detectores e alarmes ficou em torno de R$ 400 mil, plenamente bancado pelos permissionários do Mercado — pois, conforme acordo entre Ascomepc e Prefeitura de Porto Alegre, homologado pelo Ministério Público do Estado em maio de 2018, todas as etapas do PPCI estão sendo executadas pela Associação e financiadas pelos próprios mercadeiros.
A primeira etapa de instalação da rede seca contou com a distribuição de mais de 200 extintores, sinalização, desobstrução de corredores, entre outros itens, e foi concluída em abril, o que permitiu a aquisição do alvará provisório. A segunda etapa, em execução, deve ser concluída até dezembro para aquisição do alvará definitivo. Restam a instalação da iluminação de emergência e das rampas de acesso.
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