Memorial do Mercado Público faz 10 anos

Memorial do Mercado Público faz 10 anos

 

 

Neste mês em que o Mercado Público Central de Porto Alegre faz 140 anos, o Memorial do Mercado – único memorial do gênero no Brasil – completa 10 anos. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura, o Memorial tem por missão preservar e divulgar a história e a memória do mais antigo centro de abastecimento ativo da Cidade, importante patrimônio cultural dos porto-alegrenses.

 

Os memoriais são espaços para preservar, registrar e lembrar a memória de uma sociedade. Assim, desde sua inauguração em 14 de outubro de 1999, “nosso” Memorial tem se dedicado a realizar esse importante trabalho junto a estudantes, pesquisadores e turistas, bem como junto ao público frequentador do Mercado. As diversas iniciativas realizadas – como exposições e visitas guiadas – fortalecem os laços de afeto da Cidade para com esse espaço.

Na sala de exposições do Memorial, o público encontra a exposição permanente A História do Mercado Público que contém a cronologia do prédio. Junto a essa, diversas exposições de longa duração já foram realizadas como Pode Chegar Freguês (1999), idealizada a partir de pesquisa com os próprios permissionários; Os freqüentadores do Mercado Público de Porto Alegre (2001) que percorreu a história não só do Mercado, como também da cidade de Porto Alegre e seus visitantes; O Entorno do Mercado (2005) que teve como tema os prédios do entorno e a atual Na Labuta: histórias e memória dos trabalhadores do Mercado Público Central de Porto Alegre (2008), que narra histórias de alguns trabalhadores do Mercado.

Além das exposições, foram desenvolvidas ações educativas,como o Noite na Taberna (2005), dedicado aos estudantes de escola noturna; A Procura do Sapo Amarelo (2006-2007), contação de histórias para crianças inspiradas em textos  do poeta Mario Quintana; e A Princesa vem ao Mercado (2008), idealizado a partir de um fato real: a visita da Princesa Isabel ao Mercado Público ocorrida em 1885.

Um dos mais importantes projetos de Educação Patrimonial do Memorial ao longo de seus 10 anos é a visita guiada e teatralizada Vozes do Mercado. Nela, personagens típicos do Mercado, como o açougueiro e o estivador, recebem o público em meio às bancas, misturando-se aos clientes e aos mercadeiros.  A visita é representada pelos atores Felipe Vieira, Miguel Sisto, Anna Fuao e Muriel Vieira.

O Memorial do Mercado ocupa a sala 38 no segundo andar e funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e sábados, das 10 às 16 horas. Aguardamos sua visita! 

 

Equipe do Memorial do Mercado

Outubro de 2009

COMENTÁRIOS