Memorial do Mercado: projetos para 2008

No primeiro semestre de 2008, o Memorial do Mercado abrigará nova mostra. A pesquisa coordenada pelo professor da UFRGS Benito Bisso consistiu em levantamentos documentais, bibliográficos, de imagens e entrevistas realizadas ao longo de 2007. Este material subsidiará a exposição com o título: “Na Labuta: histórias e memórias dos trabalhadores do Mercado Público de Porto Alegre”.

A exposição tem por objetivo narrar a história do Mercado Público através das trajetórias de alguns indivíduos que nele trabalharam ou trabalham e que sejam considerados representativos de diversas épocas, ofícios e processos sociais ocorridos neste importante espaço de comércio da capital gaúcha. Serão analisados, por meio de personagens, questões como: conflito entre comércio informal e formal, a diversidade étnica entre os trabalhadores do Mercado, suas práticas de lazer e religiosas e a variedade de ofícios existentes. A partir desse trabalho, será confeccionado um CD, com fins didáticos, que conterá um registro mais abrangente da pesquisa.

Além da exposição, em março serão retomadas as Ações de Educação Patrimonial, oferecidas gratuitamente à população. O projeto “Vozes do Mercado” consiste numa visita guiada e tea­tralizada por quatro atores que levam os participantes a conhecer os diversos aspectos do Mercado Público, através das bancas, dos seus produtos e de sua história. São tratados os aspectos arquitetônicos do espaço, compreendido como dinâmico e, constituinte de um local de comércio e sociabilidade na Capital. Também está em elaboração um espetáculo que será apresentado no Auditório do Mercado, que agrega interpretação, informação e música, com ênfase histórica e patri­monial. As apresentações para as duas ações de educação patrimonial devem ser agen­dadas previamente com a Equipe do Memorial.

Memorial do Mercado
2º piso, sala 38

COMENTÁRIOS